Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ...
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)
Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ...
O acompanhamento pedagógico nos anos finais do ensino fundamental : aberturas para o encontro professor-pedagogo
(2021)
Resumo: A presente pesquisa busca compreender o fazer pedagógico do pedagogo junto ao professor de Matemática de Anos Finais, tendo por fenômeno investigativo o 'acompanhamento pedagógico'. A pesquisa se desenvolveu ...
O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
(2021)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões de professores atuantes na Educação Básica acerca do ensino da matemática com as Tecnologias Digitais (TD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem ...
Calculando Curitiba na palma da mão : uma proposta contextualizada em ambiente de utilização de aplicativos educacionais móveis desenvolvidos no software de programação App Inventor 2
(2021)
Resumo: A busca por formas de ensinar e de proporcionar caminhos para que as tecnologias digitais (TD) estejam presentes em sala de aula vem contribuindo com os processos educacionais e é o cerne desta pesquisa. Esta se ...
Um estudo sobre o uso da GeoGebra em situação de atendimento educacional hospitalar
(2021)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como um aluno de Classe Hospitalar resolve problemas envolvendo conceitos de perímetro e área de polígonos, volume do cubo, comprimento e área do círculo e características ...
A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
(2021)
Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse ...
O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
(2021)
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para ...
A matemática utilizada pelos fandangueiros na construção da rabeca : possibilidades de diálogos com a matemática escolar
(2021)
Resumo: A rabeca é um instrumento de corda semelhante a um violino, construído totalmente de forma artesanal. É um dos instrumentos que compõe o fandango, que é um sistema cultural que envolve danças e comidas típicas da ...