Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 22
Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
(2020)
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir ...
O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia
(2019)
Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos ...
Enfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral
(2019)
Resumo: Os estudos sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo disseminados em diversos campos de pesquisa, dentre eles encontra-se a formação de professores de ciências. Nesta área, defende-se ...
Natureza da ciência nas pesquisas sobre radioatividade : um estudo das teses e dissertações brasileiras
(2020)
Resumo: Um dos objetivos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) e da Natureza da Ciência (NdC) é esclarecer sobre a natureza histórica e humana do desenvolvimento do conhecimento científico. Assim para um ...
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
(2022)
Resumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção ...
O conhecimento químico nos museus de ciências do estado do Paraná
(2019)
Resumo: O presente estudo está inserido no contexto de divulgação científica em espaços não formais e analisa o conhecimento químico nos museus de ciências do Paraná. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar ...
A experiência científica como metodologia qualificadora na aprendizagem de conhecimentos científicos
(2022)
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa realizada com professoras de Ciências, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve como objetivo ...
Elementos inovadores do PPC de licenciatura em ciências da UFPR Litoral e sua relação com a prática docente dos egressos
(2021)
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação sobre a temática da formação inicial de professores tem sido debatida por vários pesquisadores em congressos, pesquisas e em políticas públicas para a educação. Esses debates circundam ...
Análise das interações orais argumentativas em um espaço virtual de aprendizagem : o papel docente e discente
(2023)
Resumo: A argumentação no ensino de ciências tem sido amplamente defendida por pesquisadores por suas contribuições no processo de estruturação e construção do conhecimento. No campo da didática das ciências uma de suas ...
Corpos em criação : aprendizagens entre educação, palhaçaria e cartografia
(2022)
Resumo: Esta pesquisa movimenta-se entre palhaçaria, cartografia e educação não formal em ciências, desenvolvendo fluxos em diferentes sentidos e direções. Parte-se da escrita com as marcas no corpo – desassossegos produzidos ...