Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-114 of 114
-
Experiências de mulheres no design de superfície : narrativas sobre trabalho e trajetórias de Goya Lopes e Renata Rubim
(2019)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo documentar, descrever e analisar, os processos de Goya Lopes e Renata Rubim se tornarem designers de superfícies, afim de analisar tensões e resistências presentes nos modos de ... -
Consumo sustentável e o hábito de tomar banho : metaconceitos de sistemas produto + serviço sustentáveis para habitações de interesse social
(2019)Resumo: A presente dissertação se propõe a caracterizar o hábito de tomar banho de moradores de Habitações de Interesse Social (HIS) que possuem baixa renda e residem em Curitiba e região metropolitana. Por meio desta ... -
Requisitos para o redesign da RedeParaná : uma abordagem centrada no usuário
(2018)Resumo: O Governo do Paraná em conjunto com a Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) desenvolveu uma Plataforma de Colaboração Corporativa denominada RedeParaná para ampliar a cooperação e comunicação entre os ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Open design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuário
(2018)Resumo: Abordar a sustentabilidade no Setor de Vestuário pode ser um desafio. Embora um número crescente de pesquisadores e designers tenha se dedicado a essa difícil tarefa, a maioria das soluções adotadas não questiona ... -
Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
(2018)Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é ... -
Design, vivência, estética e afetos : uma síntese teórica
(2018)Resumo: Esta pesquisa, de cunho teórico, parte da seguinte pergunta: como definir a dimensão estética da vivência e suas relações com o design? Por meio de uma abordagem exploratória e com foco em pensamentos filosóficos ... -
Ferramentas para a concepção de audiogames acessíveis
(2018)Resumo: Cada vez mais a acessibilidade digital está auxiliando a utilização do meio virtual por pessoas com deficiência visual, permitindo o entretenimento através de jogos eletrônicos sonoros (audiogames). Considerando ... -
Dimensões de análise e abordagens de design para inovação social: proposição de um framework
(2018)Resumo: Os modelos de vida atuais baseados no individualismo e imediatismo, na cultura do consumo e aquisição de bens materiais, são responsáveis pelo desencadeamento de contextos socioambientais críticos. Na contramão ... -
Design de superfície na indústria brasileira de móveis planejados
(2018)Resumo: O Design de superfície no setor moveleiro é uma área relativamente pouco estudada pelos designers. Também se observa que na indústria de móveis planejados, a mudança de acabamentos das matérias-primas tem um papel ... -
Capacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a ... -
Análise de acessibilidade de ilustrações estáticas em objetos de aprendizagem adequados às diretrizes de Macedo (2010)
(2016)Resumo: O projeto tem como objetivo avaliar as diretrizes desenvolvidas por Macedo (2010) na construção de ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem virtuais acessíveis, com base em amostra possível ... -
Gestão de design : uma abordagem sobre as habilidades e competências nescessárias aos lideres
(2016)Resumo: Esta dissertação descreve a relação entre colaboração e jogos eletrônicos. Os jogos eletrônicos são considerados uma mídia nova de interação humano-computador (IHC) em relação à história da computação e do design. ...