Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 114
-
(In)vestindo histórias : o processo de patrimonialização do acervo de indumentária do movimento tradicionalista gaúcho (MTG) de Porto Alegre - RS (2003-2015)
(2016)Resumo: O presente projeto visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas, o processo de patrimonialização do Acervo de Indumentária, idealizado pela Fundação Cultural Gaúcha do Movimento Tradicionalista ... -
Vida útil otima de projeto de edificações considerando consumo energético de construção e operação, sob a otica do ecodesign
(2017)Resumo: O crescente número de publicações e pesquisas sobre a sustentabilidade das edificações chama a atenção para o seu ciclo de vida e, nesse sentido, é necessária a determinação da durabilidade física dos componentes ... -
Uso do bambu industrializado no Brasil e sua aplicação no design de móveis : estudo de caso da empresa Oré Brasil
(2015)Resumo: A estruturação da cadeia produtiva do bambu industrializado e o desenvolvimento de sua cultura de uso, são aspectos fundamentais para a aplicação do material no design de móveis. Os estudos recentes realizados no ... -
Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
(2016)Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD), é um distúrbio que afeta a capacidade de aprendizagem em competências básicas da aritmética. As suas dificuldades são caracterizadas como severas e persistentes ao longo do ... -
Recomendações para design de jogos eletrônicos no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
(2017)Resumo: Os Museus têm se empenhado, sobretudo nas últimas décadas, na ressignificação de seu papel institucional - a fim de quebrar um persistente senso comum de "lugar de coisa velha" - para se consolidarem como instituições ... -
Princípios para o design de jogos digitais com base em erro humano
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta princípios para o design de jogos digitais que considera conceitos de Erro Humano. Geralmente, um designer aplica conhecimentos pertinentes a Erro Humano na planificação da interface de um ... -
Percepção tátil de objetos do cotidiano : estudo de caso no reconhecimento de formas geométricas e representação gráfica de cegos congênitos
(2015)Resumo: Segundo os dados do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 23,9% da população possui necessidades educacionais especiais (PNEEs), sendo 75% composto por ... -
Inovação a partir do processo de significação em produtos : um framework conceitual para o design
(2015)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo teórico a respeito da inovação apoiada no processo de significação de produtos que estabelece um framework conceitual para o design. Com o aumento da competitividade e a valorização ... -
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações
(2016)Resumo: A literatura envolvendo infografia e acessibilidade trata desses temas, em sua maioria, de maneira isolada, havendo uma lacuna teórica a respeito de sua interação. A escassez de bibliografia agrava-se quando envolve ... -
Human-centered education : uma proposta para educação em design
(2016)Resumo: O presente estudo investiga a integração das abordagens human-centered design e student-centered learning no contexto de um curso superior em Design. Partindo da compreensão da educação como experiência, discute-se ... -
Ferramentas de co-design voltadas a moradores de habitação de interesse social
(2016)Resumo: Os produtos industriais direcionados para a baixa renda não contemplam a dinâmica e realidade do contexto da habitação, fazendo-se necessário uma maior aproximação das equipes de projeto deste consumidor para que ... -
Fabricação digital como abordagem para a produção e design distribuídos
(2017)Resumo: As mudanças na organização e distribuição da informação decorrentes das duas últimas décadas têm criado novas oportunidades de inovação para a sustentabilidade. Estas têm como característica a crescente troca de ... -
E-books em tablets : um estudo sobre a opinião de leitores adultos acerca de sua experiência de uso
(2016)Resumo: Ao observar as constantes mudanças no mercado editorial com o advento dos dispositivos móveis e digitais. A presente pesquisa buscou estabelecer uma conexão entre as opiniões e sugestões de um grupo de leitores de ... -
Design de produtos biomiméticos visando a sustentabilidade nas edificações : ferramenta de solução biomimética orientada pelos sistemas de certificações ambientais
(2016)Resumo: O tema da sustentabilidade está em alta nas discussões acadêmicas e sociais e é de extrema importância para a sobrevivência humana. Dentro deste vasto assunto, a eficiência energética é um dos tópicos de grande ... -
Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
(2017)Resumo: Contemporaneamente observa-se a ascensão de novos modelos de projeto que aproveitam as possibilidades da internet no processo de comunicação entre os vários stakeholders. Uma destas abordagens é o Crowd-design, ... -
Colaboração e jogos eletrônicos : observações acerca do game design de Dota 2 visando o desenvolvimento de jogos MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
(2016)Resumo: Esta dissertação descreve a relação entre colaboração e jogos eletrônicos. Os jogos eletrônicos são considerados uma mídia nova de interação humano-computador (IHC) em relação à história da computação e do design. ... -
A Cocriação como estratégia de inovação no setor de vestuário
(2017)Resumo: O presente estudo aborda os processos de inovação no setor de vestuário, por meio da inovação aberta, com recorte no segmento de confecção e no mercado consumidor. O objetivo desta pesquisa é descrever como a ... -
Avaliação estética de protótipos no design de serviço
(2016)Resumo: Em um contexto em que frequentemente escuta-se queixas sobre a qualidade dos serviços, esta pesquisa procura contribuir para a avaliação e melhoria de projetos de Design de Serviço, aproximando o designer à percepção ... -
Acessibilidade de pessoas com necessidade de assistência especial em voos comerciais no Brasil
(2017)Resumo: O setor de transporte aéreo cresceu muito nos últimos anos no Brasil. O aumento no número de pessoas voando pressupõe um aumento também dos passageiros que necessitam de assistência especial (PNAEs). As pessoas com ... -
Mecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários
(2019)Resumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que ...