Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 26-44 of 106
-
O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade como quase-objetos de estudo para a teoria da gestão comparativa : análise de estios de raciocínio em um contexto organizacional específico.
(2014)Resumo: A partir de uma compreensão da realidade que rejeita a existência da modernidade e a possibilidade de controlar a manifestação empírica dos fenômenos sociais, esta tese foi desenvolvida com o objetivo geral de ... -
O efeito do comportamento do líder e da motivação dos vendedores sobre o desempenho em vendas
(2021)Resumo: O comportamento da liderança exerce grande influência nos liderados e no ambiente que a equipe vivencia. Especialmente, os líderes de vendas desempenham um papel importante influenciando o comportamento dos vendedores. ... -
Effect of brand activism on purchase intentions through consumer empowerment
(2021)Resumo: Apesar da crescente popularidade do ativismo da marca, pesquisas sobre os seus efeitos ainda estão em um estágio inicial. Esta tese lança luz sobre a questão de como o posicionamento público de uma marca à respeito ... -
Empresas Sociais Baseadas em Comunidades (ESBC) : um modelo orientador do processo de criação a partir do estudo em comunidades da Amazônia brasileira
(2021)Resumo: Muitas comunidades, especialmente as que se localizam em economias emergentes, vivem em realidades que são marcadas por lacunas e problemas de ordem socioeconômica e ambiental complexos. Nesse sentido, torna-se ... -
Estado capitalista e estratégias de gestão de instituições de ensino superior privadas : o PROUNI como política social e como asseguramento da acumulação do capital
(2011)Resumo: O presente estudo investiga o processo de renúncia fiscal direcionado às Instituições de Ensino Superior Privadas (IESP) quando da sua adesão ao PROUNI – Programa Universidade para Todos, como uma política pública ... -
Estratégias e práticas de gestão, orientadas à sustentabilidade, apropriadas pelas cooperativas agropecuárias do Sul do Brasil
(2013)Resumo: As ciências sociais e as questões relativas à sustentabilidade não podem mais ser pensadas ou consideradas de forma isolada, seja pela academia, organizações empresariais ou sociedade. Uma visão mais emergente, que ... -
Estratégias políticas nos mercados internacionais : o caso de uma empresa de engenharia brasileira
(2011)Resumo: O desempenho de uma organização depende de variáveis políticas. As organizações desenvolvem estratégias políticas para se adaptarem aos diferentes ambientes, criando as condições necessárias para o sucesso de suas ... -
Um estudo etnometodológico sobre o processo decisório organizacional na perspectiva da dinâmica texto conversação
(2019)Resumo: Esse trabalho de tese se propôs a contribuir para a superação de lacunas explicativas a respeito do processo decisório organizacional. Para isso assumiu um posicionamento onto-epistemológico que permitiu uma mudança ... -
Falso diamante ou vidro brilhante? : autenticidade como mediador do relacionamento entre congruência entre marca e self e intenção de compra
(2016)Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar se autenticidade medeia a relação entre congruência entre marca e imagem do self e intenção de compra, sendo tal mediação moderada pelo auto monitoramento. Com base na ... -
Fatores contextuais e a adoção de estratégias de ecoinovação em empresas industriais brasilieras do setor de celulose, papel e produtos de papel
(2012)Resumo: Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Teoria Econômica Evolucionista, que considera a capacidade de inovação das organizações em processo de concorrência não baseado no equilíbrio do mercado, e sim trata ... -
Fatores de competitividade municipal : proposta de modelo de análise por meio de variáveis de natureza econômica, social e tecnológica
(2018)Resumo: Essa tese propõe um modelo empírico para análise da competitividade dos municípios brasileiros. Para tanto, seis etapas de trabalho foram desenvolvidas: (i) realização de uma revisão bibliométrica do período de ... -
From memory keeping to memory managing
(2013)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise institucional da influência profissional dos arquivistas no trabalho de memória (memory work) desenvolvido pelos cinco maiores bancos canadenses. Memória organizacional ainda é ... -
Fronteiras dinâmicas organizacionais : estudo do movimento Caminho da Graça sob uma visão forte de processo
(2022)Resumo: O process turn (virada processual) representa em estudos organizacionais um aumento na compreensão do fenômeno organização como de natureza processual. Portanto, os processos não seriam etapas que ocorrem dentro ... -
Green bonds como fonte alternativa de financiamento para projetos ambientais : desvelando os impactos das emissões em indicadores de sustentabilidade
(2023)Resumo: Os Green Bonds (GBs) são títulos da dívida orientados a financiar projetos com viés ambiental. Apesar de nos últimos anos o interesse teórico e empírico por títulos desta natureza ter aumentado, a compreensão sobre ... -
How unethical brands motivate self-interested behavior of consumers
(2020)Resumo: Estudos existentes têm documentado que fortes relacionamentos entre consumidores e marcas podem proteger uma marca das consequências negativas do seu comportamento antiético. A pesquisa atual investiga outro resultado ... -
Ideologia e meritocracia nas organizações : uma análise de conteúdo dos manuais didáticos dos principais cursos de graduação em administração no Brasil
(2020)Resumo: A pesquisa aborda o conteúdo ideológico dos manuais didáticos mais utilizados no ensino de gestão de pessoas das principais universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica das conceituações ... -
A influência da cocriação de produto nas intensões comportamentais do consumidor e o papel da autoconexão com a marca
(2015)Resumo: Essa tese investigou os efeitos da cocriação de produto nas avaliações e intenções comportamentais de consumidores que não participaram da cocriação, verificando se o cocriador for percebido como similar, num ... -
A Influência de uma rede interorganizacional na inovação tecnológica de PME do setor de petróleo, sob uma abordagem hermenêutico-dialética
(2013)Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar como a Rede Petrogas de Sergipe influencia o desenvolvimento de inovações tecnológicas de pequenas e médias empresas cuja atividade-fim está relacionada ao setor de ... -
A influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca
(2014)Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca. Poder é uma variável importante para o entendimento das dinâmicas sociais, incluindo relacionamentos ...