Ideologia e meritocracia nas organizações : uma análise de conteúdo dos manuais didáticos dos principais cursos de graduação em administração no Brasil
Resumo
Resumo: A pesquisa aborda o conteúdo ideológico dos manuais didáticos mais utilizados no ensino de gestão de pessoas das principais universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica das conceituações de ideologia com o objetivo de definir uma concepção de ideologia compatível com os Estudos Organizacionais. O estudo também aborda, em sua revisão teórica, pesquisas que se dedicaram ao estudo da meritocracia no contexto organizacional, assim como as possibilidades de definição do mérito e a aplicação de métodos de avaliações individuais aos trabalhadores. Ademais, a pesquisa apresenta uma análise epistemológica da ideologia como objeto de estudo para os Estudos Organizacionais e utiliza a Análise de Conteúdo como procedimento metodológico para apreensão da ideologia nos manuais didáticos abordados. A análise emerge a partir da leitura crítica dos manuais que possibilitou a definição de cinco categorias analíticas: Manuais didáticos; Autorresponsabilização do trabalhador; Atualização de mecanismos de controle; Naturalização da divisão do trabalho; e Avaliação do trabalhador. A análise dos manuais demonstrou a ocorrência de várias proposições relativas à gestão de pessoas fundamentadas na ideologia da meritocracia e possibilitou compreender as maneiras pelas quais as ideologias, sobretudo a meritocracia como ideologia, são transmitidas e reforçadas através desses textos. Palavras-chave: Meritocracia. Ideologia. Estudos Organizacionais. Análise de Conteúdo. Epistemologia. Abstract: The research addresses the ideological content of the most used textbooks in teaching People's Management at the main Brazilian universities. To this end, a theoretical review of ideology concepts was carried out in order to define a conception of ideology compatible with Organizational Studies. The study also addresses, in its theoretical review, researches dedicated to the study of meritocracy in the organizational context, as well as the possibilities of defining merit and the application of individual evaluations methods to workers. Furthermore, the research presents an epistemological analysis of ideology as an object of study for Organizational Studies and uses Content Analysis as a methodological procedure for apprehending ideology in the textbooks covered. The analysis emerges from the critical reading of the textbooks that enabled the definition of five analytical categories: Didactic manuals; Self-responsibility of the worker; Update of control mechanisms; Naturalization of the division of labor; and Worker Evaluation. The analysis of the manuals demonstrated the occurrence of several propositions related to the management of people based on the ideology of meritocracy and made it possible to understand the ways in which ideologies, especially meritocracy as ideology, are transmitted and reinforced through these texts. Keywords: Meritocracy. Ideology. Organizational Studies. Content Analysis. Epistemology.
Collections
- Teses [119]