40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 461-480 of 570
-
A constituição da identidade dos professores de pós-graduação de IES públicas e privadas : um estudo a partir das relações de poder e papéis em organizações
(2015)Resumo: As organizações destacam-se como palco social pelo qual seus atores representam e interpretam seus papéis em dado contexto, uma vez que a dimensão do trabalho ocupa uma função central na vida dos indivíduos. Nesse ... -
Base da pirâmide e sustentabilidade : estudo de casos múltiplos
(2015)Resumo: A pobreza é um problema que afeta, em menor ou maior intensidade, todos os países do mundo, em especial os em desenvolvimento ou emergentes. Como proposta para auxiliar na redução deste problema, C. K. Prahalad e ... -
Inovação e desempenho : a relação entre empresas inovadoras e desempenho econômico-financeiro
(2015)Resumo: Atualmente as empresas não estão apenas interessadas na inovação por si só, o que elas querem é crescimento lucrativo —um equilíbrio eficaz entre o compromisso com os clientes e as empresas existentes e o investimento ... -
A influência da comunicação de RSC da marca no comportamento pró-social do consumidor
(2015)Resumo: Esta pesquisa analisa o efeito da comunicação de RSC de uma marca sobre o comportamento pró-social subsequente dos consumidores por meio de apoio a um projeto social. Propõe-se que a influência desta comunicação ... -
A influência da inovatividade no processo de estratégia de marketing e o impacto sobre o desempenho organizacional
(2015)Resumo: O estudo teve como objetivo investigar as relações entre a inovatividade, o processo de estratégia de marketing (por meio de seus componentes constituintes) e o desempenho organizacional. A pesquisa foi desenvolvida ... -
O processo de transição sociotécnica para a ecoinovação a partir da relação multinível : o caso dos programas da Itaipu Brasil
(2014)Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar como os fatores da relação multinível atuam no processo de transição sociotécnica para a ecoinovação nos programas da ITAIPU Brasil. O interesse de pesquisa surgiu a partir da ... -
Identidade e cultura organizacional : o processo de identificação dos alunos de programas de pós-graduação stricto sensu em administração em instituições públicas e privadas
(2015)Resumo: Uma vez que a cultura exprime, afeta e também estabelece uma identidade, surge a relação entre identidade e cultura. Sendo ambas, aspectos constituintes dos indivíduos e também das organizações, torna-se necessário ... -
Transparência fiscal eletrônica nos municípios do Estado do Paraná : avaliação do índice de transparência e as possíveis relações nesse processo
(2014)Resumo: A transparência na gestão pública tem sido abordada frequentemente em pesquisas de nível mundial, e é possível observar que países estão criando politicas como forma de incentivo à participação popular no processo ... -
A inovatividade organizacional e o processo de estratégia de marketing
(2014)Resumo: O objetivo deste estudo é caracterizar a relação dos componentes do processo de estratégia de marketing com a capacidade de inovação em marketing e o desempenho organizacional. Fazem parte dos objetivos específicos ... -
A influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca
(2014)Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca. Poder é uma variável importante para o entendimento das dinâmicas sociais, incluindo relacionamentos ... -
Escolha de atributos na decisão de investimento segundo as fontes de financiamento à inovação : estudo multicaso dos fundos de seed capital à luz da teoria da irrelevância da estrutura de capital
(2014)Resumo: Apesar das boas oportunidades, investir em inovação implica assumir maior incerteza, pois empresas de base tecnológica, em geral, tem por característica o maior risco técnico e de mercado, dificultando o acesso às ... -
O efeito do ajuste regulatório e da arte visual na avaliação de anúncios
(2014)Resumo: Esta dissertação verifica o efeito da interação entre o ajuste do foco regulatório e a infusão da arte na atitude sobre o produto, sobre o anúncio, persuasão e intenção de compra. Propõe-se ainda que esta relação ... -
A formação de recursos competitivos no processo de internacionalização de empresas brasileiras no Uruguai
(2014)Resumo: Nos últimos anos devido à crise dos principais países emissores de Investimentos Diretos no Exterior, tem ocorrido uma redistribuição em nível mundial desses investimentos; ganhando espaço as econômicas emergentes ... -
Efeito da exposição ao priming de marca esportiva na propensão ao risco em decisões subsequentes
(2014)Resumo: Esta dissertação pretende verificar os efeitos da exposição de imagens de marcas esportivas em ações subsequentes. A exposição de marca esportiva é fundamentada no que a literatura chama de priming de marca. ... -
O relacionamento entre markketing e recursos humanos na implementação de estratégias de marketing
(2014)Resumo: A carência de estudos para o relacionamento entre áreas funcionais de uma organização, em especial a área de marketing e outras funções, é uma realidade em âmbito nacional. A presente pesquisa, de foco exploratório, ... -
Relacionamentos de marketing com Stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade
(2014)Resumo:Diversas áreas de estudo utilizam o tema da sustentabilidade e da teoria dos stakeholders para as suas pesquisas, esta tese procura analisar o tema a partir da visão do marketing. O objetivo desta pesquisa é avaliar ... -
Criação e desenvolvimento de capacidades de marketing
(2014)Resumo: Este trabalho aborda o tema de capacidades de marketing. Esse tema foi investigado em uma cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo principal analisar como foi criada e desenvolvida a principal ... -
Como uma marca reconhecida como inovadora modera a prontidão à adoção de tecnologia do consumidor curitibano de produtos tecnológicos
(2014)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a prontidão para a tecnologia pelos consumidores curitibanos, baseando-se nos estudos de Parasuraman (2000) e utilizando a Technology Readiness Index (TRI), escala ... -
Estratégia, governança e desempenho das empresas diante da crise global de 2008
(2014)Resumo:A crise econômica global de 2008 foi a mais grave desde os anos de 1930, levando a economia mundial a um desaquecimento dramático. A literatura recente sobre governança sugere que além das causas micro e macroeconômicas ... -
Modelos mentais de dirigentes de pequenas empresas asociados à internacionalização
(2014)Resumo: Este trabalho busca responder como os dirigentes de pequenas empresas estruturam cognitivamente as situações de internacionalização. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente entrevistas de exploração ...