40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 441-460 of 570
-
Gestão do risco no processo de internacionalização de empresas paranaenses da indústria brasileira de software e serviços
(2015)Resumo: Embora vinculado ao capitalismo desde seu nascimento, o risco ainda encontra resistência para sua efetiva inserção no planejamento estratégico das organizações. Crises econômicas globais em décadas recentes despertam ... -
Práticas institucionalizadas na fase interna das licitações de obras públicas
(2015)Resumo: O presente trabalho utilizou a perspectiva da Teoria Institucional para um estudo na Administração Pública. O objetivo foi identificar como as práticas institucionalizadas possibilitaram ou constrangeram a capacidade ... -
Intellectual dependency and Brazil's trade deficit in management knowledge : foreign influence in graduate business education at public universities in Brazil.
(2011)Resumo: O objetivo deste trabalho é entender como a influência estrangeira permeia os programas de pós-graduação em administração nas universidades públicas brasileiras. De natureza exploratória, utilizou a Constant ... -
Marcas como objeto de coleção : uma análise baseada nas motivações para colecionar e na teoria de cadeias meios-fim
(2009)Resumo: O principal objetivo desta tese foi compreender o comportamento dos colecionadores de marcas. Para tanto foram utilizados o modelo de Cadeias Meios-Fim (Means-end Chains), análises Fatoriais xploratórias e ... -
Configurando resultados : a pós-graduação stricto senso em administração no Brasil sob um olhar da prática
(2012)Resumo: A pesquisa aqui relatada é uma pesquisa essencialmente qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, de aproximação longitudinal. O problema de pesquisa está relacionado à compreensão de como se configuram os ... -
Relação entre potencial empreendedor e estilo de tomada de decisão em proprietários de micro e pequenas empresas
(2015)Resumo: O estudo de processo decisório é apontado como parte indispensável para a compreensão da maneira pela qual as organizações agem, conforme destacou Hambrick (1984). Os estudos que têm foco nos top managers e em ... -
Inovação e gestão de processos de negócios (BPM) : uma metodologia adaptada para pequenas empresas
(2015)Resumo: Nos últimos anos, há estudos que evidenciam uma crescente demanda das organizações por métodos e ferramentas relacionados à gestão de processos. A gestão de processos de negócios ou business process management (BPM) ... -
Inovação disruptiva na criação e disseminação de repositórios institucionais de recursos educacionais abertos
(2015)Resumo: O presente estudo teve como problema de pesquisa identificar quais elementos da inovação disruptiva podem ser caracterizados, na criação conjunta de um repositório interinstitucional de REA, realizado por duas ... -
Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
(2015)Resumo: A presente pesquisa teve como principal objeto de estudo analisar as relações entre inovatividade, capacidades especializadas de marketing e desempenho organizacional. São consideradas capacidades especializadas ... -
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
(2015)Resumo: Capacidades de marketing e fontes de inovação têm sido consideradas elementos centrais para a conquista de desempenho superior nas organizações. A área pública não foge à discussão de desempenho, motivada principalmente ... -
Venture capital como instrumento de financiamento à inovação : implicações do aporte em startups brasileiras capitalizadas pelo Fundo CRIATEC
(2015)Resumo: A presente tese tem por objetivo compreender a influência do aporte de recursos oriundos de fundos de venture capital sobre atividades de inovação a partir dos recursos e capacidades organizacionais. Argumenta que ... -
O processo decisório de demissão em duas montadoras automobilísticas na Região Metropolitana de Curitiba
(2015)Resumo: Essa pesquisa investiga o processo decisório de demissão em duas empresas multinacionais do ramo automobilístico na Região Metropolitana de Curitiba - PR. O objetivo principal deste estudo é compreender o processo ... -
Tipo de perda e qualidade da recuperação em transgressões no relacionamento B2C
(2015)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do tipo de perda (tangível vs psicológica) e do desempenho da recuperação (alta vs media vs baixa) de transgressões no relacionamento B2C - Business to Consumer ... -
A tradução e a interpretação da estratégia em um negócio social : um estudo de caso sob a perspectiva das práticas sociais
(2015)Resumo: Este trabalho aborda as práticas sociais no contexto do empreendedorismo social buscando compreender o processo de tradução da estratégia organizacional por meio das categorias de práticas administrativas, episódicas ... -
Financiamento à inovação : investigação dos atributos considerados por fundos de capital anjo no processo de decisão de investimento
(2015)Resumo: O presente estudo versa sobre investimento anjo como fonte de financiamento à inovação. O objetivo é investigar o processo de decisão de investimento dos investidores anjo, desde a seleção de empresas a serem ... -
O impacto da orientação para o mercado e da orientação para a marca no desempenho de mercado das pequenas e médias empresas
(2015)Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar empiricamente o impacto da relação entre orientação para o mercado e orientação para a marca no desempenho de mercado de pequenas e médias empresas. Para satisfazer seus desejos ... -
Empreendedorismo sustentável sob a ótica dos stakeholders : estudo de casos múltiplos
(2015)Resumo: O dinamismo do mercado, o impacto ambiental e as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas pressionaram as empresas a repensarem suas estratégias a fim de incluírem metas compatíveis com o desenvolvimento ... -
A influência da cocriação de produto nas intensões comportamentais do consumidor e o papel da autoconexão com a marca
(2015)Resumo: Essa tese investigou os efeitos da cocriação de produto nas avaliações e intenções comportamentais de consumidores que não participaram da cocriação, verificando se o cocriador for percebido como similar, num ... -
A formação de alianças estratégicas intersetoriais no mercado de biodiesel no Estado do Paraná
(2015)Resumo: O presente estudo versa sobre alianças estratégicas intersetoriais. Este tipo de relação de cooperação pode ser formado por vários elos da sociedade: Governos, segundo setor, terceiro setor, alcançando também o ...