• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A constituição da identidade dos professores de pós-graduação de IES públicas e privadas : um estudo a partir das relações de poder e papéis em organizações

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCOS VINICIUS PEREIRA CORREA.pdf (2.124Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Correa, Marcos Vinicius Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As organizações destacam-se como palco social pelo qual seus atores representam e interpretam seus papéis em dado contexto, uma vez que a dimensão do trabalho ocupa uma função central na vida dos indivíduos. Nesse sentido, as organizações enquanto espaço de socialização e de construção de significados, possibilitam aos indivíduos se constituírem enquanto sujeitos, na relação consigo e com o outro, de modo a assumir diferentes papéis para lidar com as funções sociais e anseios do cotidiano. Para tanto, a dimensão do espaço, tempo e poder, se imbricam nas interações sociais nas organizações, possibilitando compreender diferentes prismas da vida organizacional. Desta forma, este trabalho teve por objetivo investigar a constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas a partir das relações de poder e papéis organizacionais. Foram analisados dois cursos de pós-graduação stricto senso de uma das áreas da Engenharia, em que foram realizadas 15 entrevistas com docentes. Com base nos resultados encontrados foi possível constatar que a constituição da identidade docente é permeada pelos significados oriundos dos processos de socialização primários e secundários, uma vez que a escolha pela carreira docente e os significados atribuídos a pesquisa, se deram a partir dos processos de identificação, principalmente na identificação com seus professores ao longo da trajetória acadêmica desses professores. Foi possível perceber também, que os papéis dos docentes nas instituições são múltiplos, o que em conjunto com as exigências por publicação de artigos em periódicos científicos, ocasionam sentimentos de angústia para os docentes. Isto se deve ao fato de que as atividades que os docentes se identificam como pesquisa e ensino, ficam em segundo, devido à necessidade de desempenhar outras atividades, o que resulta na compreensão de um trabalho que não cessa, em um trabalho em que não se visualiza um fim, tornando-se um trabalho exaustivo. Constatou-se também que mesmo havendo pressões por publicação de artigos científicos, os docentes afirmam que essa questão se trata dos "ossos do ofício" acadêmico, uma vez que foi uma escolha pessoal de vida. Na comparação entre as instituições públicas e privadas, foi possível verificar que entre os cursos de pós-graduação há uma maior semelhança do que contraste, sendo que a principal diferença entre os casos residem no fato de que nas instituições privadas, há um maior controle sobre as atividades do docente na graduação e não na pós-graduação. Into posto, é possível concluir que tanto nas instituições públicas como privadas, a pós-graduação é compreendia enquanto um espaço de liberdade de trabalho, mas que ao mesmo tempo os restringe de maneira sutil, pois devido a multiplicidade de papéis, o tempo não situa-se apenas no ambiente de trabalho, mas acaba por ocupar outras instâncias da vida social do docente. Palavras-chave: Identidade em organizações. Papéis. Espaço. Tempo. Poder.
     
    Abstract: The organizations stand out as a social stage in which the actors represent and interpret their roles in a given context, since the amount of work occupies a central role in the lives of individuals. In this sense, organizations as an area of socialization and construction of meaning, enables individuals to form themselves as subjects, the relationship with themselves and with each other, taking on different roles to deal with the social functions and everyday anxieties. Therefore, the dimension of space, time and power are intertwined in social interaction within organizations, enabling the understanding of different perspectives of organizational life. Thus, the aim of the present study is to investigate the constitution of the identity of stricto sensu graduate professors of higher education institutions from both public and private power relations and organizational roles. Two stricto sensu graduate courses of one of the areas of engineering were analyzed and 15 interviews with professors were preformed. Based on these results it was found that the professor's identity formation is permeated by the meanings derived from primary and secondary socialization processes, since the choice of academic career and their chosen field of research was strongly influenced by their identification to their own professors throughout their academic trajectory. It was observed also, that the roles of professors within the institutions are multiple, which together with the requirements for publication of articles in scientific journals, cause feelings of distress among the professors. This is due to the fact that the activities that teachers identify themselves with such as research and teaching are secondary due to the need to perform other activities, resulting in the understanding of an endless job with no end in sight, becoming exhausting. It was also found that even though there is pressure for the publication of scientific articles, the professors claim that this is solely part of the job they chose for life. In the comparison between public and private institutions, we found that among the graduate courses there is greater similarity than contrast, the main difference between the cases lies in the fact that in private institutions, there is greater control over the teaching activities at the undergraduate and not in graduate school. We conclude that both public and private institutions the post-graduate work is an area of freedom, but at the same time poses subtle restrictions, due to multiple roles taken on by the professor, time is in the workplace is insufficient to fulfill the role, thus work takes up time from the professor's social life. Keywords: Identity in organizations. Roles. Space. Time. Power.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/37930
    Collections
    • Dissertações [441]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV