BIBLIOTECA TEMÁTICA: REA/PEA UFPR: Recent submissions
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Como organizar uma postagem nas redes sociais para divulgação científica - Da pesquisa ao público: práticas inovadoras de comunicação científica para engajar e informar
(2025-08-19)Este Recurso Educacional Aberto (REA) apresenta estratégias e ações para a organização de postagens científicas nas redes sociais, integrando fundamentos teóricos e orientações práticas para ampliar o alcance, a clareza e ... -
Explorando Novas Perspectivas com Tecnologia na Educação - Produção e Edição de Vídeos Educacionais com Câmeras 360°
(2025-08-19)A produção de vídeos educacionais em 360° tem ganhado destaque como uma ferramenta inovadora para promover a imersão, o engajamento e a personalização da experiência de aprendizagem. Este Recurso Educacional Aberto (REA) ... -
Folder - Consciência Negra
(2025-08-12) -
Folder - Novembro azul
(2025-08-12) -
Folder - Direito à alimentação e à agua
(2025-08-12) -
Folder - 13 de maio
(2025-08-12) -
Folder - Auriculoterapia
(2025-08-12) -
Cartilha de Receitas - Oficinas de culinária do projeto de extensão Rango de Rua
(UFPR, 2025-08-12) -
Google Maps na Educação: Mapa Colaborativo
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Esse tutorial tem como objetivo fornecer aos docentes e estudantes um material que viabilize o uso da ferramenta do Google Maps, para uma atividade didática em sala de aula. Por meio da abordagem pedagógica do mapeamento ... -
CLIMATOLOGIA NA PLATAFORMA WINDY
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Esse material foi produzido em duas partes. A primeira é um apoio à educadores da área de Geografia quando estiverem trabalhando com a temática de Climatologia; Em vermelho, indicados por flechas, tem-se breves explicações ... -
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS: MÚLTIPLAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Como material de uso será utilizado o site https://projectionwizard.org/ que permite, de forma simples, manusear diferentes projeções cartográficas. A importância da compreensão dessas diferenças é possibilitar ao aluno ... -
PERCURSO DIDÁTICO COM TUTORIAL DE GOOGLE EARTH PRO
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Este percurso didático é direcionado ao uso docente com aplicabilidade para sala de aula, trazendo a ideia de que, através do uso do laboratório de informática, é possível proporcionar aos estudantes um contato direto com ... -
Manual básico para uso da plataforma Windy
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Esse material consiste em um manual básico para o uso da plataforma Windy, uma ferramenta digital interativa que permite a visualização de fenômenos meteorológicos em tempo real. Com intuito de oferecer suporte pedagógico ... -
AULA PRÁTICA DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO BRASIL
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Esta sequência didática (SD) é destinada aos professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, desenvolvida como proposta para introduzir ferramentas de Geotecnologia em sala de aula. Para que as Geotecnologias sejam ... -
PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – O USO DE PLATAFORMAS INTERATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)À medida que as geotecnologias avançam no sistema de informações geográficas, as possibilidades de seus usos vão para além dos campos técnicos e físicos da geografia, também possibilitando seu uso no ensino para diversas ... -
EXPLORANDO O MUNDO COM GOOGLE EARTH ENGINE: UM GUIA PRATICO PARA EDUCADORES
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)Este guia didático tem por objetivo disponibilizar um script pronto no Google Earth Engine (GEE) que seja replicável para diversas áreas de interesse que o educador possa querer explorar, podendo ser utilizado por pessoas ... -
GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES: OpenStreetMaps
(Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)O objetivo desse guia é ser um arquivo digital, na qual seja um material de apoio para que consiga auxiliar os professores a utilizarem a plataforma OpenStreetMap de maneira prática seja em sala de aula (se preferirem e ...