AULA PRÁTICA DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO BRASIL
Resumo
Esta sequência didática (SD) é destinada aos professores das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, desenvolvida como proposta para introduzir ferramentas de Geotecnologia em sala de aula. Para que as Geotecnologias sejam ferramentas que despertem a
curiosidade e agucem o senso crítico, neste material será proposto um trabalho para conhecer os Povos e Comunidades tradicionais (PCT) e investigar a relação das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e socioambientais.
O material foi desenvolvido seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas habilidades e competências específicas
ligadas às Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. O objetivo geral é construir um mapa colaborativo dos PCT no Brasil. Espera-se que com esta SD que o estudante possa compreender sobre a diversidade dos PCT, e as suas diferentes formas de relação e apropriação da natureza, através do uso das Geotecnologias como instrumento de ensino na Geografia.
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