PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – O USO DE PLATAFORMAS INTERATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
À medida que as geotecnologias avançam no sistema de informações geográficas, as possibilidades de seus usos vão para além dos campos técnicos e físicos da geografia, também possibilitando seu uso no ensino para diversas áreas, a partir de ferramentas cada vez mais dinâmicas e acessíveis, como o Power BI, que permite a criação de painéis interativos e integrados a grandes bancos de dados. A prática pedagógica proposta nesse trabalho não tem como objetivo exigir o domínio do conhecimento de ferramentas do geoprocessamento, mas sim usufruir da utilidade dessas tecnologias, já criadas por outros profissionais, e da disponibilidade do acesso a dados geográficos, sociais e espaciais de forma facilitada e gráfica. O principal objetivo é captar o olhar crítico dos alunos de ensino médio para questões urbanísticas e sociais pertinentes dentro do âmbito urbano do município de Curitiba, além de exercer a interpretação de gráficos e tabelas, os exercitando para vestibulares, provas e mercado de trabalho.
Collections
- Texto [66]