• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA TEMÁTICA: REA/PEA UFPR
    • Recursos Educacionais Abertos (REA)
    • Apresentações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA TEMÁTICA: REA/PEA UFPR
    • Recursos Educacionais Abertos (REA)
    • Apresentações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Explorando Novas Perspectivas com Tecnologia na Educação - Produção e Edição de Vídeos Educacionais com Câmeras 360°

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Recurso Educacional Aberto elaborado pelo i9UFPR - Ecossistema de Inovação pela metodologia Iniciativa Startup Experience (622.4Kb)
    Data
    2025-08-19
    Autor
    Soares, Victor Luiz
    Mariano, André Bellin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A produção de vídeos educacionais em 360° tem ganhado destaque como uma ferramenta inovadora para promover a imersão, o engajamento e a personalização da experiência de aprendizagem. Este Recurso Educacional Aberto (REA) apresenta um guia prático e teórico sobre a criação de vídeos imersivos com câmeras 360°, abrangendo desde a concepção da ideia até a pós-produção e disponibilização em plataformas compatíveis. A proposta foi motivada pela crescente demanda por metodologias ativas e recursos audiovisuais que estimulem maior participação dos estudantes, ampliem o alcance do conteúdo e explorem a integração entre tecnologia e educação. Além disso, a adoção de vídeos 360° permite a exploração de ambientes virtuais realistas, facilitando o aprendizado em áreas como história, biologia e engenharia, onde a visualização espacial é crucial. O documento descreve as etapas fundamentais do processo, explora as principais ferramentas de edição e aponta recomendações técnicas e pedagógicas para a produção de conteúdo com alto impacto formativo. Também são abordados desafios comuns, como a necessidade de equipamentos acessíveis e técnicas de filmagem adaptadas a diferentes contextos educacionais. O REA foi elaborado por estudantes universitários do projeto de extensão Pioneiros do Amanhã no contexto do grupo i9UFPR, com foco no desenvolvimento de competências técnicas, comunicacionais e organizacionais. Como resultado, espera-se contribuir para a capacitação de educadores, estudantes e profissionais na criação de experiências educativas mais interativas e acessíveis, alinhadas com as tendências da educação 4.0 e as demandas do mercado atual. Dessa forma, o material busca fomentar a inovação didática e a inclusão digital no ensino superior e fundamental, incentivando a experimentação criativa e a adoção de novas tecnologias na educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98017
    Collections
    • Apresentações [107]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Contexto

    Editar este item

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV