Modelagem conceitual do balanced scorecard como ferramenta gestão estratégica em uma empresa de distribuição
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Santos, Helder Otávio Frelik dos, 1997-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo :O mercado brasileiro é um sistema extremamente volátil, incerto e arriscado para quem anseia empreender. Além da mudança constante do mercado, provocada pela globalização e ascensão da tecnologia, o sistema brasileiro proporciona entraves mais complexos no seu processo, apresentando uma burocracia morosa nos processos legais, alta carga tributária e, também, complexa e elevadas taxas de crédito no mercado financeiro. Compreendendo esse cenário hostil para o empreendedor brasileiro, é proposto, por meio desse projeto, o desenvolvimento conceitual de um sistema de medição de desempenho para uma microempresa que atua no segmento de distribuição, visando planejamento de seus objetivos, implementação de processos de melhoria e monitoramento dos resultados. Essa proposta de desenvolvimento é baseada no Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão estratégica integrado ao planejamento estratégico da empresa. Os procedimentos do projeto, após a conferência de documentos e relatórios e análises fontes bibliográficas, possibilitaram a execução de um diagnóstico da empresa estudada e do mercado em que ela está atuando. Posteriormente, inicia-se o processo de desenvolvimento do Planejamento Estratégico e um sistema de medição de desempenho, com base na análise de indicadores e metas, para controle e monitoramento do desempenho organizacional. O processo de desenvolvimento do projeto teve, como base principal, conceitos e idealizações propostas pelos criadores do Balanced Scorecard, Robert Kaplan e David Norton (1996), com o intuito de desenvolver um projeto conciso e bem estruturado.
Collections
- Gestão de negócios [532]