Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
(2021)
Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo ...
Educação em direitos humanos em livros didáticos de química : elaboração e percepções de um material de química orgânica para o ensino médio
(2022)
Resumo: Durante muito tempo a Química no âmbito escolar, bem como outras Ciências da Natureza, não apresentava uma preocupação com a formação integral do estudante e os conteúdos eram passados tradicionalmente de professores ...
Divulgação científica sobre fármacos e medicamentos e as potencialidades de uma exposição museológica para a promoção da cultura científica
(2022)
Resumo: Os museus são instituições científico-culturais com importante papel na promoção da Cultura Científica. Neste sentido, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as contribuições do acervo da Exposição ...
A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
(2022)
Resumo: Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi ...
Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
(2019)
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas ...
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)
Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ...
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ...
Desenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informática
(2020)
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino ...