• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vida e obra do cientista negro George Washington Carver, como ferramenta para o ensino de biologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANO CEZAR FERREIRA.pdf (12.22Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Ferreira, Juliano Cezar
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino mediado pela História da Ciência (HC) é uma ferramenta que busca auxiliar o professor no resgate das contribuições feitas, pelos cientistas do passado. Este resgate é relevante, pois mostra aos alunos de forma real, os caminhos e métodos utilizados pelos pesquisadores para atingir a compreensão de um fenômeno. O ensino de ciências passa por dificuldades na atualidade, sendo a falta de interesse dos alunos um dos principais fatores envolvidos, se tornando o principal problema em muitas escolas. A contextualização histórica, social e econômica do surgimento de ideias, teorias, descobertas na área científica, assim como da vida dos seus protagonistas têm se mostrado útil na compreensão de conceitos biológicos, aumentando o interesse dos alunos pela disciplina, e ao mesmo tempo fornecendo modelos de comportamento para os alunos mais jovens, para o seu desenvolvimento pessoal. O presente trabalho empregou o resgate histórico da vida e obra de um cientista afrodescendente, George Washington Carver, como ferramenta para melhorar o aprendizado nas aulas de biologia e alterar a percepção de pluralidade entre os alunos. Palavras-Chave: George Washington Carver. Botânica. Afrodescendente. História da Ciencia.
     
    Abstract: Science education is currently facing difficulties, and the current student's lack of interest is one of the main obstacles to be surpassed. The historical, social and economic contextualization of the emergence of ideas, theories and discoveries in a scientific field, as well as the exploration of the complex lives of its protagonists have been useful in the understanding of biological concepts. It increases student's engagement in the discipline, while providing behavioral models of personal development for younger students. The present work employed the historical rescue of the life and work of an african-american scientist, George Washington Carver, as a tool to improve learning in biology classes and alter the perception of plurality among students. Keywords: George Washington Carver. Botanic .African descent. Science history.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64812
    Collections
    • Dissertações [95]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV