A difusão de inovações tecnológicas em meios de pagamento : o caso do pagamento móvel em Curitiba
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento do consumidor residente em
Curitiba diante de uma inovação tecnológica nos meios de pagamento, o m-payment ou pagamento móvel (através do celular). Com o aumento substancial no número de telefones celulares, em 2007 já são mais de 100 milhões1 de aparelhos no Brasil, surge esta nova modalidade de negócio. O pagamento móvel possibilita ao consumidor efetuar os pagamentos de suas compras ou contas do cotidiano através do aparelho de celular. Cartões de débito e crédito já podem ser substituídos por esta nova ferramenta. Seria como se os cartões, dinheiro e cheques fossem transferidos para dentro do aparelho de celular. No presente estudo será avaliado o
grau de aceitabilidade dos consumidores para esta novação através de uma pesquisa com consumidores potenciais de forma intencional. O grau de adoção será testado através da frequência de aceitação dos consumidores para esta inovação. Será considerando ainda, o teste da hipótese de que o consumidor já adotante de uma nova tecnologia no meio de fazer suas compras, neste caso o e-commerce, seria mais receptivos a adoção de um novo meio de pagamento.
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