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dc.contributor.advisorAkel Sobrinho, Zaki, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorPavarini, Sara Cordeiro Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-04T20:13:51Z
dc.date.available2023-08-04T20:13:51Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63126
dc.descriptionOrientador: Zaki Akel Sobrinhopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negociospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento do consumidor residente em Curitiba diante de uma inovação tecnológica nos meios de pagamento, o m-payment ou pagamento móvel (através do celular). Com o aumento substancial no número de telefones celulares, em 2007 já são mais de 100 milhões1 de aparelhos no Brasil, surge esta nova modalidade de negócio. O pagamento móvel possibilita ao consumidor efetuar os pagamentos de suas compras ou contas do cotidiano através do aparelho de celular. Cartões de débito e crédito já podem ser substituídos por esta nova ferramenta. Seria como se os cartões, dinheiro e cheques fossem transferidos para dentro do aparelho de celular. No presente estudo será avaliado o grau de aceitabilidade dos consumidores para esta novação através de uma pesquisa com consumidores potenciais de forma intencional. O grau de adoção será testado através da frequência de aceitação dos consumidores para esta inovação. Será considerando ainda, o teste da hipótese de que o consumidor já adotante de uma nova tecnologia no meio de fazer suas compras, neste caso o e-commerce, seria mais receptivos a adoção de um novo meio de pagamento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPagamento - Inovações tecnológicas - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleA difusão de inovações tecnológicas em meios de pagamento : o caso do pagamento móvel em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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