Transporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sul
Resumo
Resumo : O Brasil é um dos principais exportadores de grãos do mundo, registra safras recordes todos os anos, porém sua estrutura logística impede que os resultados deste setor econômico sejam mais expressivos. A produção está concentrada no interior, principalmente na região centro-oeste, e percorre longas distâncias para acessar aos portos. Os modais mais recomendados para cargas homogêneas, de grandes volumes e que percorrem longos trechos são ferroviário e fluvial, contudo, o transporte de cargas no país é majoritariamente rodoviário. O governo brasileiro tem atribuído à iniciativa privada a oportunidade de gerar condições para que a estrutura logística nacional evolua, porém esbarra na necessidade de melhor controle e de um ajuste fino na legislação para que o processo de concessões seja tão benéfico para o Brasil quanto é para os controladores das ferrovias, arrendatários dos terminais portuários e administradores das praças de pedágio. Este trabalho busca analisar a evolução da produção e da exportação de Soja, Milho e Trigo e da movimentação destes produtos através dos portos de Santos e da Região Sul, passando pelo mapeamento da atual estrutura de transporte e dos sistemas portuário e de armazenamento. Chegando à conclusão de que a iniciativa privada, apesar de auxiliar na evolução da operação e manutenção da cadeia logística do grão, ainda carece de maior regulação dos órgãos responsáveis.