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dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorViana, Vinicius, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T16:35:04Z
dc.date.available2021-10-21T16:35:04Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60936
dc.descriptionOrientador : José Eduardo Pécora Junior.pt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de EspecializaçãoMBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Brasil é um dos principais exportadores de grãos do mundo, registra safras recordes todos os anos, porém sua estrutura logística impede que os resultados deste setor econômico sejam mais expressivos. A produção está concentrada no interior, principalmente na região centro-oeste, e percorre longas distâncias para acessar aos portos. Os modais mais recomendados para cargas homogêneas, de grandes volumes e que percorrem longos trechos são ferroviário e fluvial, contudo, o transporte de cargas no país é majoritariamente rodoviário. O governo brasileiro tem atribuído à iniciativa privada a oportunidade de gerar condições para que a estrutura logística nacional evolua, porém esbarra na necessidade de melhor controle e de um ajuste fino na legislação para que o processo de concessões seja tão benéfico para o Brasil quanto é para os controladores das ferrovias, arrendatários dos terminais portuários e administradores das praças de pedágio. Este trabalho busca analisar a evolução da produção e da exportação de Soja, Milho e Trigo e da movimentação destes produtos através dos portos de Santos e da Região Sul, passando pelo mapeamento da atual estrutura de transporte e dos sistemas portuário e de armazenamento. Chegando à conclusão de que a iniciativa privada, apesar de auxiliar na evolução da operação e manutenção da cadeia logística do grão, ainda carece de maior regulação dos órgãos responsáveis.pt_BR
dc.format.extent26 p. : il. ; grafs. ; tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviario de cargapt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectArmazenamento e transporte de cargaspt_BR
dc.titleTransporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sulpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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