Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história
(2018)
Resumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia ...
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história
(2018)
Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra ...
Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
(2018)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História ...
História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
(2018)
Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas ...
Escravidão no Paraná : síntese historiográfica e material de uso pedagógico
(2018)
Resumo: A presente dissertação objetivou discutir a historiografia da escravidão no atual território do Paraná, abordada entre o período do século XVII ao XIX. A idealização desse estudo surgiu a partir da identificação ...
A Relação de estudantes do ensino fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico
(2018)
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes históricas, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as ...