Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFarias, Luiz Rogério, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorYamakawa, Juditept_BR
dc.date.accessioned2023-07-24T17:43:49Z
dc.date.available2023-07-24T17:43:49Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56259
dc.descriptionOrientador: Luiz Rogério Fariaspt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa monografia tem como objetivo apresentar o ciclo operacional das transações com cartão de crédito e demonstrar um modelo de elaboração de orçamento para empresas emissoras de cartão de crédito, que possuem características próprias do negócio, entretanto, em sua visão macro, orienta-se do modelo de uma empresa prestadora de serviços e utiliza-se dos conceitos teóricos das bibliografias especializadas de planejamento e orçamento. O mercado de cartões possui um fluxo financeiro e operacional que associam o emissor de cartões, o adquirente, o estabelecimento e o portador do cartão, este último, a base principal de todo este negócio. Através do fluxo operacional de uma transação de cartão de crédito é possível identificar as receitas e despesas geradas pelo processo de compras e saques com o cartão. O reflexo de todas as ações ou estratégias para o incentivo ao uso, retenção do cliente, aumento do limite de crédito, bloqueio ou cancelamento do cartão são apresentados no resultado do negócio. Destacam-se neste processo as empresas adquirentes que atuam fortemente no mercado mundial e travam concorrência importante para o desenvolvimento do produto no mercado nacional. Os estabelecimentos também são importantes neste processo possibilitando o aquecimento do mercado com maior número de lojas disponíveis com a função de pagamento através de cartões. A geração de histórico das informações base para orientação do negócio é fator importante para a elaboração de análises e estudos do negócio. Volume de vendas de cartões titulares, adicionais, base de cartões em uso, volume de compras e saques, volume de transações, volume do financiamento, percentual de inadimplência são algumas das informações importantes do produto. Diante do crescimento do mercado no Brasil com aumento de emissores e a aceitação do cartão pela população como um dos meios de pagamento eletrônico mais seguro, a relevância do conhecimento do negócio e a elaboração de um planejamento orçamentário de qualidade, seguindo premissas adequadas tomaramse fatores relevantes para acompanhamento do negócio, possibilitando ainda a correção dos possíveis desvios gerados durante a execução do planopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCartões de créditopt_BR
dc.titleOrçamento em empresa emissora de cartão de crédito no Brasilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples