• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão de negócios
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão de negócios
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Orçamento em empresa emissora de cartão de crédito no Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Judite Yamakawa.pdf (4.304Mb)
    Data
    2004
    Autor
    Yamakawa, Judite
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Essa monografia tem como objetivo apresentar o ciclo operacional das transações com cartão de crédito e demonstrar um modelo de elaboração de orçamento para empresas emissoras de cartão de crédito, que possuem características próprias do negócio, entretanto, em sua visão macro, orienta-se do modelo de uma empresa prestadora de serviços e utiliza-se dos conceitos teóricos das bibliografias especializadas de planejamento e orçamento. O mercado de cartões possui um fluxo financeiro e operacional que associam o emissor de cartões, o adquirente, o estabelecimento e o portador do cartão, este último, a base principal de todo este negócio. Através do fluxo operacional de uma transação de cartão de crédito é possível identificar as receitas e despesas geradas pelo processo de compras e saques com o cartão. O reflexo de todas as ações ou estratégias para o incentivo ao uso, retenção do cliente, aumento do limite de crédito, bloqueio ou cancelamento do cartão são apresentados no resultado do negócio. Destacam-se neste processo as empresas adquirentes que atuam fortemente no mercado mundial e travam concorrência importante para o desenvolvimento do produto no mercado nacional. Os estabelecimentos também são importantes neste processo possibilitando o aquecimento do mercado com maior número de lojas disponíveis com a função de pagamento através de cartões. A geração de histórico das informações base para orientação do negócio é fator importante para a elaboração de análises e estudos do negócio. Volume de vendas de cartões titulares, adicionais, base de cartões em uso, volume de compras e saques, volume de transações, volume do financiamento, percentual de inadimplência são algumas das informações importantes do produto. Diante do crescimento do mercado no Brasil com aumento de emissores e a aceitação do cartão pela população como um dos meios de pagamento eletrônico mais seguro, a relevância do conhecimento do negócio e a elaboração de um planejamento orçamentário de qualidade, seguindo premissas adequadas tomaramse fatores relevantes para acompanhamento do negócio, possibilitando ainda a correção dos possíveis desvios gerados durante a execução do plano
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56259
    Collections
    • Gestão de negócios [533]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV