A adaptação das associações de taxi ao novo modelo de negócio do transporte individual de passageiros
Resumo
Resumo : Este estudo visou identificar e analisar as mudanças nos modelos de negócio de associações de taxi no Brasil, após as inovações introduzidas no sistema de transporte individual de passageiros. A pesquisa realizada é um estudo de caso com abordagem qualitativa e com dados coletados através de entrevistas com associações de taxi na cidade de Curitiba, Paraná. Este estudo permitiu identificar as mudanças ocorridas no modelo de negócios das associações e comparar os modelos anterior e atual utilizando o Método Canvas de análise de Modelo de Negócio (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2011). Como principal contribuição, o estudo uniu teorias de modelo de negócios, inovação sustentadora e economia compartilhada, sob a perspectiva do sistema de transporte individual de passageiros através das associações de taxi. Estudar o modelo de negócio de um serviço de interesse público que sofre o impacto de uma inovação - como é o caso dos serviços de taxi – abre portas para identificar outros serviços regulamentados suscetíveis a impactos similares.