Sou criança respeite minha infância
Resumo
Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes da UFPR Setor Litoral em parceria com a secretaria Municipal de Educação de Itaperuçu, especificamente no módulo intitulado "Gestão e Processos de Educação da Infância", com a proposta de problematizar as questões referentes à infância e a educação infantil com professores da rede pública e privada do Município de Itaperuçu. Este trabalho apresenta questões consideradas relevantes que foram discutidas e (re)pensadas referente à criança e a sua infância, bem como os pressupostos que norteiam a Educação Infantil. A intenção primordial foi abordar as práticas pedagógicas adotadas na educação infantil. Para isso nossa discussão se deu a partir de práticas de ensino consideradas relevantes, pelos docentes participantes do curso. Além disso, pretende-se abordar em que condições, ou seja, quais momentos históricos tais práticas pedagógicas foram desenvolvidas. Apresentamos um diagnostico sobre a história da educação infantil no Brasil e as práticas pedagógicas utilizadas pelas cursistas. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa permitiram verificar que algumas tendências pedagógicas, apesar de ultrapassadas, perduram até hoje.