• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Aurora da minha vida" em perspectiva dialógica : um olhar para o aluno a partir da literatura teatral

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CINTIA DE OLIVEIRA PONTES ROSA.pdf (1.877Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Rosa, Cintia de Oliveira Pontes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa pelo viés da Análise Dialógica do Discurso (ADD), vinculada ao Grupo ELiTe, Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPQ)), que foi realizada com professores da área de linguagem de diferentes escolas públicas de Curitiba. O problema de pesquisa que orientou a investigação seguiu o seguinte questionamento: quais os sentidos de aluno encontrados no discurso de quatro professores da Rede Pública de Curitiba, tendo como elemento instigador o texto teatral A aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza? O objetivo da pesquisa foi compreender os sentidos de aluno através da análise dos discursos de quatro professores da Rede Pública de Curitiba, instigados pela leitura do texto teatral A aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza. Após a leitura do fragmento Aula de português do texto teatral, realizou-se a produção de protocolos verbo-visuais, os quais se configuram como materialidade discursiva que enunciam e expressam sentidos. O texto teatral foi concebido neste trabalho como texto literário, com características de romancização, sendo, portanto, discutido pela teoria do romance com especificidade na linguagem bivocalizada, estratificada e heterodiscursiva. Os sentidos presentes na análise foram o espaço, o erro, a relação entre liberdade/autoridade/ conhecimento, o riso, o corpo como texto, a convivência com o diferente, a homogeneização, as relações dialógicas, o excedente de visão, empatia simpática, evasão escolar e a responsabilidade/ responsividade do professor, sempre entrecruzados pela noção de alteridade. Os resultados apontam para uma escola que uniformiza, cujo professor é a fonte do conhecimento, no entanto, há vislumbres de conscientização da importância da diversidade, das relações e do outro para acabamento provisório. Palavras-chave: Produção de sentidos. Bakhtin e o Círculo. Texto teatral. Discurso. Protocolos verbo-visuais.
     
    Abstract: This study presents a research based on the Dialogical Analysis of Discourse (ADD) bias, linked to the ELiTe Group, Laboratory of Studies in Education, Language and Theatrics (UFPR / CNPQ), which was carried out with language teachers from different public schools from Curitiba. The research problem that guided the investigation was based on the following question: what senses of student were found in the discourse of four teachers of Curitiba's Public Education Network, having as an instigator the theatrical text A aurora da minha vida (The Aurora of My Life), by Naum Alves de Souza? The aim of the research was to understand the sense of student through the analysis of the speeches of four teachers of Curitiba's Public Education Network, instigated by the reading of Naum Alves de Souza's play The Aurora of My Life. After reading the fragment "Portuguese Class" from the theatrical text, it was performed the production of verbal-visual protocols, which are configured as discursive materiality that enunciate and express senses. The theatrical text that was conceived in this work as a literary text, with characteristics of romanticizing, and is therefore discussed by the novel theory with specificity in multivocality, stratified and hetero-discursive language. The senses present on the analyses were the space, the error, the relationship among freedom/authority/knowledge, laughter, body as text, coexistence with the different, homogenization, dialogical relations, the surplus of vision, sympathetic empathy, school dropout and teacher responsibility/responsiveness, always intertwined with the notion of alterity. The results point out for a school that standardizes, whose teacher is the source of knowledge; however, there are glimpses of awareness of the importance of diversity, relationships and the other to provisory finishing. Key words: Production of senses. Bakhtin and the Circle. theatrical text. Discourse. verbal-visual protocols.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47900
    Collections
    • Dissertações [1028]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV