Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorRosa, Cintia de Oliveira Pontespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T19:25:55Z
dc.date.available2020-12-15T19:25:55Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47900
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/04/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 91-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa pelo viés da Análise Dialógica do Discurso (ADD), vinculada ao Grupo ELiTe, Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPQ)), que foi realizada com professores da área de linguagem de diferentes escolas públicas de Curitiba. O problema de pesquisa que orientou a investigação seguiu o seguinte questionamento: quais os sentidos de aluno encontrados no discurso de quatro professores da Rede Pública de Curitiba, tendo como elemento instigador o texto teatral A aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza? O objetivo da pesquisa foi compreender os sentidos de aluno através da análise dos discursos de quatro professores da Rede Pública de Curitiba, instigados pela leitura do texto teatral A aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza. Após a leitura do fragmento Aula de português do texto teatral, realizou-se a produção de protocolos verbo-visuais, os quais se configuram como materialidade discursiva que enunciam e expressam sentidos. O texto teatral foi concebido neste trabalho como texto literário, com características de romancização, sendo, portanto, discutido pela teoria do romance com especificidade na linguagem bivocalizada, estratificada e heterodiscursiva. Os sentidos presentes na análise foram o espaço, o erro, a relação entre liberdade/autoridade/ conhecimento, o riso, o corpo como texto, a convivência com o diferente, a homogeneização, as relações dialógicas, o excedente de visão, empatia simpática, evasão escolar e a responsabilidade/ responsividade do professor, sempre entrecruzados pela noção de alteridade. Os resultados apontam para uma escola que uniformiza, cujo professor é a fonte do conhecimento, no entanto, há vislumbres de conscientização da importância da diversidade, das relações e do outro para acabamento provisório. Palavras-chave: Produção de sentidos. Bakhtin e o Círculo. Texto teatral. Discurso. Protocolos verbo-visuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study presents a research based on the Dialogical Analysis of Discourse (ADD) bias, linked to the ELiTe Group, Laboratory of Studies in Education, Language and Theatrics (UFPR / CNPQ), which was carried out with language teachers from different public schools from Curitiba. The research problem that guided the investigation was based on the following question: what senses of student were found in the discourse of four teachers of Curitiba's Public Education Network, having as an instigator the theatrical text A aurora da minha vida (The Aurora of My Life), by Naum Alves de Souza? The aim of the research was to understand the sense of student through the analysis of the speeches of four teachers of Curitiba's Public Education Network, instigated by the reading of Naum Alves de Souza's play The Aurora of My Life. After reading the fragment "Portuguese Class" from the theatrical text, it was performed the production of verbal-visual protocols, which are configured as discursive materiality that enunciate and express senses. The theatrical text that was conceived in this work as a literary text, with characteristics of romanticizing, and is therefore discussed by the novel theory with specificity in multivocality, stratified and hetero-discursive language. The senses present on the analyses were the space, the error, the relationship among freedom/authority/knowledge, laughter, body as text, coexistence with the different, homogenization, dialogical relations, the surplus of vision, sympathetic empathy, school dropout and teacher responsibility/responsiveness, always intertwined with the notion of alterity. The results point out for a school that standardizes, whose teacher is the source of knowledge; however, there are glimpses of awareness of the importance of diversity, relationships and the other to provisory finishing. Key words: Production of senses. Bakhtin and the Circle. theatrical text. Discourse. verbal-visual protocols.pt_BR
dc.format.extent96 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatro (Literatura) - História e críticapt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.title"Aurora da minha vida" em perspectiva dialógica : um olhar para o aluno a partir da literatura teatralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples