Análise do posicionamento estratégico da GVT
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Data
2015Autor
Machado, Juliana de Barros Menezes
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Resumo: Este trabalho aborda um tema relevante no atual contexto empresarial que é o posicionamento estratégico de uma organização. Esse assunto vem ganhando destaque e importância, na medida em que a competitividade entre os concorrentes tem crescido. Além disso, o posicionamento de uma companhia pode ser um fator determinante para o seu sucesso ou fracasso. A empresa estuda da é a Global Village Telecom (GVT), organização pertencente ao setor de telecomunicações, fundada no ano 2000, atende mais de 150 cidades brasileiras e oferece principalmente serviços de telefonia fixa, televisão e banda larga fixa. Sendo assim, este estudo tem como objetivo identificar o posicionamento estratégico da GVT em relação as suas principais concorrentes do setor, no que se refere ao produto banda larga fixa, na cidade de Curitiba, no ano de 2014. E para alcançar este objetivo geral foi necessário o cumprimento de alguns objetivos específicos como a realização de uma análise ambiental, uma análise setorial, uma análise concorrencial e por fim identificar o posicionamento estratégico da empresa. Foi preciso também o entendimento de todos esses conceitos e para isso utilizou-se grandes autores como Kotler, Porter e Besanko. Em relação à metodologia empregada, trata-se de um estudo de caso onde se realizou uma pesquisa documental a sites como o da Anatel, jornais, consultorias do segmento, bem como os sites da GVT e suas concorrentes. Como resultado foi possível observar o ambiente em que a GVT está inserida, bem como verificar as principais ameaças e oportunidades para o setor, além de identificar as concorrentes mais relevantes da GVT. E com base em todos esses dados levantados e análises efetuadas constatou-se que a GVT possuí poucos concorrentes, no entanto, são essas grandes empresas que acabam por dominarem o setor, sendo uma característica forte de oligopólio. Conclui-se então que o posicionamento estratégico da GVT está voltado para a diferenciação do produto ou serviço com enfoque nas classes mais altas