• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O lúdico e o brincar na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FATIMA TERESINHA OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf (1.020Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança e assim romper o pensamento de que o brincar é apenas um passa tempo. Portanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencaram-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi explanada sobre a importância do estímulo para o desenvolvimento Infantil; a ludicidade no contexto da Educação; a brinquedoteca escolar e o desenvolvimento da criança; o jogo na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon dentre outros o decorrer do trabalho. Se o brincar é instrumento para o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico da criança, é também instrumento que estimula o conhecimento intelectual da mesma. O momento que a criança brinca, ela cria espaço para a reconstrução do conhecimento. É brincando que se permite aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal, sua personalidade. Sendo assim, fica claro que o jogo permite à criança buscar soluções além da sua maturidade para os problemas apresentados, e isso ela consegue por meio da imitação e das regras apresentadas nos jogos e brincadeiras, facilitando assim o desenvolvimento da aprendizagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42542
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV