Navegação Dissertações por assunto "Ensino fundamental"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 22
-
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ... -
Autoria em música na educação básica : um estudo bakhtiniano
(2019)Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), parte de uma sequência didática implementada junto aos alunos do segundo ao quinto ano do ... -
Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como problemas matemáticos contextualizados, que estabeleçam relações com interesses dos alunos, podem instigar a mobilização de conhecimento, a elaboração de estratégias ... -
Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
(2023)Resumo: Pela presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende-se apresentar contribuições e interfaces do Yoga, a ... -
O ensino de ciências na educação especial : possibilidades de relações com o saber
(2017)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as relações com o saber estabelecidas por estudantes com deficiência intelectual moderada a partir de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou diferentes ... -
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari
(2022)Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. ... -
Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2023)Resumo: Esta pesquisa analisou, através de um ciclo de Estudos de Aula, as aprendizagens docentes relacionadas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada ... -
A gamificação como metodologia contributiva do processo ensino-aprendizagem : uma gincana com escolares de sexto e sétimo anos de uma escola municipal de Canoinhas
(2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central verificar as contribuições da gincana gamificada para o processo de ensino-aprendizagem nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Especificamente procurou: (a) Investigar ... -
Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
(2022)Resumo: Ao se verificar que em uma determinada escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba, um grupo de professoras desenvolvia atividades relacionadas ao projeto de Educação em Direitos Humanos (EDH) fazendo uso de ... -
Letramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos
(2019)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições que o trabalho com o letramento literário no ambiente escolar traz para a formação de leitores literários críticos e reflexivos e para o desenvolvimento da humanização, em ... -
Literatura infantil afro-brasileira : sentidos produzidos pelas crianças leitoras no ensino fundamental
(2021)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise os relatos produzidos por estudantes de 4º e 5º anos entre 8 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola municipal em Curitiba/PR, após uma intervenção pedagógica ... -
As mediações docentes na construção da escrita alfabética
(2020)Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ... -
Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
(2023)Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano ... -
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ... -
Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por ... -
Processos didáticos com abordagem do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para uma educação matemática inclusiva
(2023)Resumo: Apesar das normativas que discutem a inclusão, garantindo o acesso e a escolarização sem distinção, inclusiva, com equidade e diferentes oportunidades de aprendizagens, tem sido desafiadora nas escolas a efetivação ... -
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ... -
Representações sociais de famílias : a relação com a escola no período da pandemia
(2023)Resumo: O contexto imposto pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos (2020-2022), tem sido um momento histórico na humanidade para repensarmos a educação, bem como os caminhos de mobilização entre família e escola. Durante ... -
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ...