Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 22
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ...
O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
(2019)
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, ...
Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
(2019)
Resumo: Parece claro que nas últimas décadas houve avanço no processo de luta por direitos e reconhecimento da contribuição cultural do povo negro afro-brasileiro. Na atualidade, as brumas de um quase retrocesso ameaçam e ...
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)
Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ...
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)
Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ...
Uma experiência des-re-territorializante na educação básica
(2019)
Resumo: Esta pesquisa se propõe a uma experiência des-re-territorializante de um professor de geografia e o movimento de (re)pensar o espaço geográfico na educação básica. Com base nesta proposta, pistas foram cartografadas ...
O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil : relações entre docência e religião?
(2019)
Resumo: A socialização de gênero de crianças pequenas foi o foco da pesquisa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba a partir das relações entre docência e religião, analisando como as ...
Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
(2019)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma ...
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)
Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ...
A educação e as configurações na periferia urbana
(2019)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as configurações das infâncias, de crianças que vivem em um bairro popular, que frequentam uma escola pública da cidade de Curitiba. Esse procedimento pode ...