Ser docente nas engenharias : um olhar bakhtiniano a partir de uma experiência autoficcional
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Beiruth, Lya Januária Vasconcelos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa acadêmica integra a linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (Licores), do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e à Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa. Surge de inquietações vividas e vivenciadas por uma engenheira agrônoma e de segurança do trabalho que percebeu em seu exercício profissional na Universidade Federal do Acre, junto à docência no Magistério superior nas Engenharias, que os discursos provocados/proferidos a cada encontro/reuniões/eventos profissionais iniciados sempre pela expressão no meu tempo... representavam muito mais do que simples palavras articuladas. Neste estudo a pesquisadora constitui-se também sujeita-pesquisada e busca de forma transdisciplinar, nas Ciências Humanas, por intermédio da Análise Dialógica do Discurso (ADD) que alicerça os estudos de Bakhtin e o Círculo em convergência com o modo de escrita autoficcional de Doubrovsky, ética e esteticamente, rememorar e organizar experiências outrora vividas e vivenciadas, permitindo que seu excedente de visão, dada sua extraposição em relação a si mesma, lhe permita compreender na unicidade do ser evento, quem é o ser-sujeito que compõe discursivamente o ser-engenheiro(a) que atua profissionalmente no exercício da docência no Magistério superior junto às Engenharias. Abstract: This academic research is part of the research line Language, Body and Aesthetics in Education (Liquors), of the Postgraduate Program in Education, at the Federal University of Paraná. It is linked to the research group Laboratory of Studies in Education, Language and Theatrics (Labelit/UFPR/CNPq) and to Diálogos - International Research Network. It arises from concerns lived and experienced by an agronomist and ocuppational safety engineer who, realized in her professional practice at the Federal University of Acre, with teaching in higher Education in Engineering, that the speeches provoked/made at each meeting/meetings/events professionals always initiated by expression in my time... they represented much more than simple articulated words. In this study, the researcher is also a subject-researched and researched subject in a transdisciplinary way, in the Human Sciences, through Dialogic Discourse Analysis (DDA) that base the studies of Bakhtin and the Circle in convergence with Doubrovsky's self-fictional writing mode, ethically and aesthetically, to recall and organize experiences that were previously lived and experienced, allowing their excess of vision, given their extraposition in relation to itself, to allow them to understand in the uniqueness of the event being, who is the be-subject that makes up the discursively be-engineer who works professionally in the teaching of higher Education in Engineering.
Collections
- Teses [459]