Seleção, uso e produção de recursos didáticos por professoras alfabetizadoras : estudo etnográfico em escolas de assentamentos
Resumo
Resumo: Pesquisa sobre a seleção, a produção e o uso de recursos didáticos por professoras alfabetizadoras, temática que se articula à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e ao Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas (NPPD) da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo analisar os processos de seleção, produção e uso de recursos didáticos utilizados em classes de alfabetização em uma realidade específica, escolas de assentamentos da reforma agrária. Explicita relações com as propostas educacionais que circulam nas escolas, dentre elas os princípios do Projeto de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - e da Proposta Pedagógica da Educação do Campo, as quais sustentam os processos de origem e construção das escolas. Propõe como objetivos específicos: a) localizar e historicizar particularidades da experiência escolar que ocorre na localidade, relacionadas à problemática da pesquisa, por meio de levantamento de dados na escola e na comunidade escolar; b) identificar e categorizar os recursos didáticos utilizados para alfabetizar, especialmente aqueles produzidos pelas próprias professoras para suas aulas; c) situar fontes de consulta e de referência utilizadas pelas professoras para selecionar e preparar recursos didáticos; d) explicitar concepções pedagógicas que sustentam escolhas de recursos para as aulas; e) relacionar os resultados encontrados com estudos e proposições do MST e da Educação do Campo sobre a Infância e sobre os processos formais de alfabetização, leitura e escrita. Analisa a escola a partir de seu cotidiano (HELLER, 1992), compreendendo-a teoricamente como uma construção social (ROCKWELL; EZPELETA, 2007), em parte determinada pelas estruturas, mas produzida também pela ação dos sujeitos (SCHMIDT; GARCIA, 2008). Utiliza abordagem etnográfica na perspectiva de Rockwell (2009) e Garcia (2001), com trabalho de campo desenvolvido em duas escolas de educação básica que ofertam ensino fundamental e educação infantil, localizadas em assentamentos da reforma agrária no município de Abelardo Luz - SC, Brasil. Recorre a procedimentos de campo que incluem a observação participante na escola e em turmas de alfabetização, com registros em diário de campo, limitados às condições impostas pela pandemia de COVID 2019 nos anos de 2020 e 2021; questionários, entrevistas e conversas informais com colaboradores/as como professoras alfabetizadoras, coordenador pedagógico, pessoas da comunidade; instrumentos estruturados para coleta de informações; análise documental de planos, programas, orientações curriculares, livros e outros materiais didáticos. Os resultados apontam para as relações que se estabelecem entre a realidade local, a cultura, as histórias locais e a seleção, a produção e o uso de recursos didáticos. Anuncia a Tese, construída como resultado do processo investigativo sobre a predominância dos recursos imateriais usados pelas professoras na construção de relações entre os conhecimentos escolares e a cultura local, preservando elementos da história do assentamento e das lutas pela terra. Abstract: This paper presents a study on the production, selection, and use of teaching resources by literacy teachers, a research topic that is linked to the Research Line Culture, School and Formative Processes in Education and the Center for Research in Didactic Publications (NPPD) of the Federal University of Paraná. The objective of the research is to analyze the processes of production, selection, and use of didactic resources in literacy classes in a specific reality - schools in agrarian reform settlements. It explains relations with the educational proposals present in schools, among which are the principles of the Education Project of the Landless Rural Workers Movement (MST) and the Pedagogical Proposal of Rural Education, which support the processes of origin and construction of schools. The study proposes as specific objectives: a) to locate and historicize particularities of the school experience in the locality related to the research problem through data collection in the school and in the school community; b) identify and categorize the teaching resources used to teach literacy, especially those produced by the teachers themselves for their classes; c) locate sources of consultation and reference used by teachers to select and prepare teaching resources; d) explain pedagogical concepts that support the choices of resources; e) relate the results found with studies and propositions of the MST and Rural Education on Childhood and on the formal processes of literacy, reading and writing. The daily routine of the school is analyzed (HELLER, 1992), theoretically understanding it as a social construction (ROCKWELL; EZPELETA, 2007), partly determined by the structures, but also produced by the action of the subjects (SCHMIDT; GARCIA, 2008). The study uses an ethnographic approach from the perspective of Rockwell (2009) and Garcia (2001), with fieldwork carried out in two basic education schools that offer elementary and early childhood education, located in agrarian reform settlements in the municipality of Abelardo Luz - SC, Brazil. The fieldwork carried out includes participant observation in the schools and in literacy classes, with records in a field journal, limited to the conditions imposed by the COVID 2019 pandemic in the years 2020 and 2021; questionnaires, interviews and informal conversations with collaborators such as literacy teachers, pedagogical coordinator, people from the community; structured instruments for collecting information; document analysis of plans, programs, curriculum guidelines, books and other teaching materials. The results point to the relationships that are established between the local reality, the culture, the local stories and the selection, production and use of didactic resources. The Thesis pointed to the predominance of immaterial resources used by teachers in building relationships between school knowledge and local culture, preserving elements of the settlement's history and struggles for land.
Collections
- Teses [490]