Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 673-692 of 1294
-
Igreja Católica, educação feminina e cultura escolar em Ponta Grossa (Paraná) : a Escola Normal de Sant'Ana (1947-1960)
(2002)Resumo: Esta pesquisa tem como tema geral a Igreja Católica e a educação feminina e a instituição do Curso Normal em uma escola católica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Para a análise deste tema, privilegiou-se o ... -
Imagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfância
(2016)Resumo: A pesquisa consistiu em compreender como o saber da experiência educativa incide na reflexão sobre o espaço-ambiente da educação infantil. Para isto, buscou referentes teóricos nos estudos de Contreras e Pérez, ... -
Impacto de um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas na aprendizagem inicial da leitura e da escrita
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos de um programa de ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita ... -
Implantação, marginalidade e reconhecimento formal : um olhar protestante acerca da história da educação teológica superior no Brasil (1969-1999)
(2001)Resumo: Nesta pesquisa o autor se propõe a elaborar uma explicação histórica da implantação dos cursos de graduação em Teologia no Brasil por parte dos presbiterianos, batistas, luteranos e metodistas e os esforços individuais ... -
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ... -
Implementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantil
(2020)Resumo: Uma das características mais marcantes e desafiadoras do Transtorno do Espectro Autista se refere aos deficits na comunicação. Intervenções baseadas no Picture Exchange Communication System (PECS) - no Brasil, ... -
A imprensa escolar no Paraná : práticas escolares e cultura cívica no Estado Novo (1939-1942)
(2020)Resumo: Esta tese investiga a Imprensa Escolar, um conjunto de jornais escolares paranaenses, que traziam em suas edições textos diversos escritos por professores e estudantes. O recorte temporal da pesquisa (1939 - 1942) ... -
A imprensa pedagógica (in)formando a professora alfabetizadora : uma investigação a partir das páginas do Jornal da Alfabetizadora (1988-1999)
(2023)Resumo: O presente trabalho busca contribuir com o campo da história e historiografia da educação, no que tange às temáticas relacionadas ao trabalho e à identidade docente dos/as professores/as alfabetizadores/as, a partir ... -
Inclusão das pessoas com deficiência na educação superior : uma análise da Universidade Federal do Acre
(2022)Resumo: O objetivo geral desta tese foi avaliar a política educacional para o acesso e a permanência de pessoas com deficiência à educação superior na Ufac. A Universidade Federal do Acre (Ufac) faz uso de ações afirmativas ... -
A inclusão escolar da criança autista
(2013)Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem ... -
Inclusão escolar na perspectiva das práticas colaborativas : processos psicológicos e pedagógicos
(2021)Resumo: A educação especial vem atravessando um processo intenso de transformações ao longo do tempo. A concepção de indivíduo pautada nas dificuldades gradativamente passou a ser substituída pela concepção de indivíduo ... -
Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
(1999)Resumo: O objetivo deste trabalho é o de verificar nas interações professor-alunos de pré-escola, relativas à disciplina na sala de aula, sinais que indiquem avanços em direção a contratos de respeito mútuo. Existindo esses ... -
Indicadores de qualidade da educação : um debate sobre trajetórias escolares
(2021)Resumo: Compreende-se que a análise das trajetórias escolares permite observar as dimensões de acesso, permanência e conclusão de escolarização de adolescentes e jovens ao longo dos anos finais do ensino fundamental e do ... -
Indicadores de verificação e a educação das relações étnico-raciais : o monitoramento da efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ensino público do estado do Paraná
(2020)Resumo: A educação para as relações étnico-raciais, que se materializa no espaço escolar a partir de práticas pedagógicas e de gestão, representa o marco central de um processo de reconhecimento das identidades como parte ... -
Indicadores para a produção de materiais didáticos digitais na educação à distância : interação e hipertexto a partir do ponto de vista dos estudantes
(2020)Resumo: Esta investigação tem como objetivo propor indicadores que possam ser considerados na produção de materiais didáticos digitais para a educação a distância. A pergunta de pesquisa pode ser sintetizada de seguinte ... -
Indicativos de conexões e afinidades entre o aprendizado da linguagem formal e a inserção à álgebra elementar : um ensaio sobre a superação de dificuldades por meio da semiótica e da afetividade ampliada
(2017)Resumo: Esta dissertação tem, como objetivo geral, pesquisar as aproximações entre a aprendizagem da matemática e da linguagem formal. O trabalho é de caráter teórico, baseando-se a investigação na pesquisa bibliográfica ... -
Infância "pra cá" e "pra lá" da linha do trem : significados e práticas de crianças do bairro Cajuru
(2019)Resumo: Discurso, cidade e infância são esferas que se entrecruzam, apresentando contribuições únicas quando combinadas em uma tríade. Os discursos sobre a cidade de Curitiba enunciados pelas crianças moradoras do bairro ... -
Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as crianças se socializam em espaços institucionais e do bairro, verificando como esses espaços, e a própria atuação das crianças, colaboram na construção de suas redes ... -
Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
(2022)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar a presença da interseccionalidade, seja como conceito ou como ferramenta analítica, nas produções acadêmicas brasileiras da área de Educação Infantil (1999-2020). ... -
Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
(2016)Resumo: Objetivou-se compreender os efeitos das políticas de Educação Integral e de Educação Integrada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos processos de socialização espacial de crianças e a constituição de territórios ...