Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 633-651 of 1294
-
Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
(1983)Resumo: O Objetivo Geral desta pesquisa, visa a fundamentação do currículo por meio da fenomenologia. A Base Epistemológica que se utiliza, para a busca do fundamento do currículo é uma integração das perspectivas ... -
Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
(2021)Resumo: Discutimos os sentidos de funk no contexto escolar a partir de enunciados de estudantes do Ensino Médio, participantes de um projeto realizado durante as aulas de arte; denominado "Julieta do Futuro". O projeto é ... -
A garantia do direito à educação na dimensão do acesso à educação no PNE : uma análise da proposta desenhada na Constituição Federal de 1988
(2020)Resumo: A Constituição Federal de 1988, ao destinar um capítulo para a educação, traça linhas imprescindíveis para uma possível construção de um projeto nacional de educação. Essa pesquisa considera a carta magna como ... -
A geometria e o desenho geométrico no ensino de 1º grau em Curitiba : contribuições para uma proposta de integração de conteúdos curriculares
(1986)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições do retorno da disciplina de Desenho Geométrico ao currículo das séries terminais do ensino de 1º grau e, paralelamente, estudar a revitalização da Geometria ... -
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ... -
A gestão da Educação especial nos Municípios da Área Metropolitana Norte de Curitiba : uma análise decorrente da Política Nacional de Educação especial na perspefctiva da educação inclusiva
(2016)Resumo: A atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fundamenta-se na concepção de direitos humanos e, consequentemente, no direito à educação para todos os alunos na rede regular de ... -
Gestão da educação infantil : a atuação dos conselhos dos centros municipais de educação infantil de Curitiba no processo de priorização de vagas das crianças de 0 a 3 anos
(2018)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação dos conselhos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba no processo de priorização de vagas das crianças de 0 a 3 anos. A compreensão da atuação ... -
Gestão democrática : impasses e desafios para a elaboração da Lei Estadual n. 1513, do Estado do Acre
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem a gestão educacional democrática como seu tema, e como objeto tomo a criação e elaboração da Lei nº 1513, de 11 de novembro de 2003, que dispõe sobre a gestão democrática do sistema público ... -
A gestão democrática como elemento de qualidade na educação infantil : a percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa tratou do princípio constitucional da gestão democrática como elemento de qualidade para as escolas de educação infantil a partir da percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação ... -
A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
(2015)Resumo: A presente pesquisa visa verificar a gestão do cuidado em instituições de acolhimento para meninos frente à diversidade sexual. Para tanto, visa compreender como os gestores sociais e educadores lidam e cuidam dos ... -
A gestão educacional dos municípios brasileiros : a marca do privado
(2016)Resumo: Esta tese buscou a concepção de gestão educacional presente nas ações das secretarias de educação municipais brasileiras. Para isso foram tomadas as experiências de gestão inscritas no Prêmio Inovação em Gestão ... -
Gestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação?
(2000)Resumo: A presente pesquisa trata da análise crítica das orientações presentes na proposta de Gestão Compartilhada, assumida e amplamente disseminada pelo Governo do Estado do Paraná Brasil, em suas políticas públicas ... -
Gestão universitária : a coordenação de curso de graduação na área de saúde frente aos saberes e a prática de pedagógica
(2015)Resumo: O presente estudo tem como tema a gestão universitária, observando especificamente a coordenação de curso na área de saúde frente aos saberes e a prática pedagógica. A investigação foi pautada nas seguintes questões: ... -
Gestos de leitura em "A bolsa amarela" : experimentações literárias com alunos do 4º ano do ensino fundamental
(2022)Resumo: Este estudo está alicerçado em três campos teóricos: Análise de Discurso de Linha Francesa, Literatura e Ensino, cuja tese consiste na exploração dos diferentes discursos que perpassam os sujeitos e suas histórias ... -
Gênero e docência na educação infantil : produção de masculinidades docentes em discursos jurídicos e midiáticos em tempos ultraconservadores
(2021)Resumo: A pesquisa apresenta um conjunto de reflexões para pensar de que maneira as masculinidades na docência da Educação Infantil são construídas, produzidas e veiculadas por meio dos discursos jurídicos e midiáticos em ... -
Gênero e sexualidade como dimensões da formação humana na Escola Estadual do Campo José Martí, Assentamento Oito de Abril, Jardim Alegre-PR
(2019)Resumo: O presente estudo apresenta reflexões acerca das temáticas de gênero e sexualidade como dimensões da formação humana no âmbito da escola do campo. Objetivase compreender de que modo as questões de gênero e sexualidade ... -
Gênero e sexualidade na formação inicial docente : sentidos emergentes do/pelo currículo da graduação em Ciências Biológicas da UFPR
(2021)Resumo: A sexualidade e o gênero têm sido campo de administração do corpo individual e social, produzindo assimetrias que legitimam a manutenção das diferenças e desigualdades, que são (re)produzidas em todas as instituições, ... -
Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
(2017)Resumo: A começar da noção foucaultiana de discurso e dos Estudos de Gênero – principalmente os realizados por Judith Butler e Guacira Lopes Louro – a análise discursiva dessa dissertação ocorre, baseada em textos elaborados ... -
Os gêneros discursivos digitais no livro didático de Língua Portuguesa : um possível campo de hibridação
(2017)Resumo: Este estudo apresenta uma análise dos gêneros discursivos digitais do livro didático de língua portuguesa Jornadas.port e as orientações dadas ao professor para o trabalho com tais gêneros. A questão norteadora ...