Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 613-631 of 1294
-
Formação e(m) psicologia social comunitária : análise de propostas curriculares nas instituições de ensino superior do Paraná e de publicações especializadas
(2021)Resumo: A presente pesquisa é de caráter documental e bibliográfico com abordagem qualitativa e quantitativa, visando à análise e articulação das informações obtidas nos documentos e sites relativos às Instituições de ... -
Formação em cuidados paliativos : percepções dos terapeutas ocupacionais
(2023)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as percepções dos profissionais terapeutas ocupacionais sobre os desafios e superações na formação educacional em cuidados paliativos. Ainda pouco conhecido no Brasil, o ... -
Formação em serviço para professores primários da rede pública estadual do Paraná : os modelos e as práticas de ensinar - (1970-1989)
(2002)Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a prática dos professores primários e sua relação com os cursos de formação em serviço da Rede Estadual de Ensino do Paraná. A escolha das décadas de 1970 a 1980 ... -
A formação histórica (bildung) como princípio da didática da história no ensino médio : teoria e práxis
(2017)Resumo: Essa pesquisa se insere no campo da Didática da História, discutida no âmbito da teoria e filosofia dessa ciência. Mais especificamente as preocupações com o ensino e a aprendizagem da História, e com o conceito ... -
Formação histórica em currículos de ensino fundamental
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os componentes epistemológicos dos currículos de História dos Anos Iniciais e sua capacidade formativa. A pesquisa explora a relação entre conhecimento e modo de produção, ... -
Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
(2022)Resumo:A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, tem sido uma tendência no ensino de ciências em todos os níveis e está consolidada como uma alternativa ao atendimento de demandas educacionais hodiernas, agravadas ... -
A formação intercultural de professores de inglês no PIBID UTFPR Pato Branco
(2017)Resumo: Os conceitos de Inglês como língua franca e educação intercultural no ensino de línguas são bastante difundidos pelos estudiosos no Brasil. No entanto, as aulas de inglês ainda enfrentam dificuldades nas escolas ... -
Formação matemática de professores de atuaçao multidisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental : indicativos com vistas a estudos de noções de probabilidade
(2005)Resumo: Na tentativa de responder que conhecimentos referentes a noções de Probabilidade deveriam ser ensinados numa disciplina de Matemática para formação de professores de atuação multidisciplinar, com vistas ao ensino ... -
Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
(2020)Resumo: A presente dissertação, tem por objetivo investigar as pesquisas stricto sensu que abordam a formação matemática em cursos de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, com o intuito de compreender as problemáticas ... -
A formação para prevenção do abuso de drogas : caminhos possíveis
(2022)Resumo: O presente estudo defende e sensibiliza a Tese de que a Educação Preventiva Integral mobiliza/possibilita práticas preventivas em contextos familiares, escolares, profissionais e comunitários, visto que se tornam ... -
Formar e formar-se : a atuação como orientadora de estudos do PNAIC e a construção da docência
(2022)Resumo: Esta pesquisa teve foco na função Orientadora de Estudos (OE) do PNAIC, um programa de formação continuada para professores alfabetizadores, organizado pelo MEC em parceria com universidades e municípios, que ocorreu ... -
Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
(2020)Resumo: Esta investigação analisou a relação entre imagens fotográficas e aprendizagem histórica, subsidiado pelo referencial teórico da Educação Histórica (SCHMIDT, 2009, 2020) e da teoria da consciência histórica (RÜSEN, ... -
Fotografias do ensino comercial : representações visuais no SENAC Paraná (1947-1961)
(2017)Resumo: A presente dissertação de mestrado em Educação apresenta como principal objetivo a análise das representações visuais das salas de aula do ensino comercial desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ... -
Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
(2022)Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender a produção de sentidos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas, uma da esfera pública e outra da esfera privada, localizadas na cidade de Curitiba/PR, ao ... -
Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
(2018)Resumo: A presente dissertação busca compreender como os funcionários de escola se constituem como um sujeito coletivo e se coloca na disputa política, interferindo nas decisões do Estado no que diz respeito às Políticas ... -
A função dialética da escola face as aspirações profissionais de estudantes das últimas séries do Primeiro Grau
(1984)Resumo: A pesquisa pretendeu comprovar a defasagem existente entre as reais aspirações profissionais de alunos das quatro últimas séries do 1º Grau de escola pública da periferia de Curitiba, com as habilitações profissionais ... -
A função do professor de educação física na educação infantil : um estudo com pesquisadores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação a UFPR
(2019)Resumo: A presente pesquisa investigou qual a função do professor de Educação Física na Educação Infantil. Os pressupostos teóricos foram estudos de pesquisadores da área da educação que discutem a docência, como: Imbernón ... -
Funções cognitivas de pessoas idosas : construção e validação de um instrumento de avaliação cognitiva em musicoterapia (ACPIM)
(2022)Resumo: A natureza educacional da musicoterapia tem como desafio a aprendizagem por meio de experiências musicais. Considerando que o envelhecimento populacional tem apresentado aumento significativo a cada ano, propõe-se ... -
Fundamentação de um currículo para as escolas municipais de Toledo, Estado do Paraná, a luz da filosofia da libertação de Enrique Dussel : uma vivência curricular no município de Toledo
(1989)Resumo: Desde a periferia, o ser como a liberdade que irrompe diante do ouvido atento que escuta, também triunfará. A pesquisa pretendeu comprovar a possibilidade de implementação de um processo pedagógico aberto e ...