Navegação 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras por assunto "Lingua portuguesa - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Análise da experiência dos aprendentes sobre o ensino de línguas por tarefas no curso piloto de português como língua estrangeira a distância no CELIN-UFPR
(2016)Resumo: Este estudo tem como objetivo fazer o relato de experiência da criação de um curso de português como língua estrangeira a distância (PLEaD) no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal ... -
Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
(2020)Resumo: O presente trabalho visa analisar a concepção de língua(gem) no componente de Língua Portuguesa (LP) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, teve como objetivo dar ênfase à análise documental, de viés ... -
Análise prosódica de enunciados assertivos, interrogativos e imperativos do português brasileiro a partir de uma perspectiva dinâmica
(2018)Resumo: As pesquisas na área de prosódia, em especial no que diz respeito ao estudo de padrões entoacionais do Português Brasileiro têm crescido. Estudos como os de Tenani (2002), Lucente (2013), Moraes (2008), Moraes, ... -
Argumentação : uma análise da organização textual em produções escritas de ensino médio
(2015)Resumo: A presente pesquisa configura-se como estudo do texto escrito produzido por alunos do Ensino Médio (1º., 2º. e 3º. Anos) e tem como objetivo central a caracterização da dissertação argumentativa no que diz respeito ... -
Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
(2015)Resumo: O presente estudo, desenvolvido no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR), investigou as crenças manifestadas por três professoras de português como língua estrangeira ... -
Deutsch-Portugiesisch kontrastiv, grammatische ähnlichkeiten für den fremdsprachenunterricht : interkomprehension für brasilianische lerner des deutschen auf dem A1- und A2-niveau anhand einer kursbuchprogression
(2017)Resumo: A orientação para público-alvo e, assim, a adaptação contextual associada ao ensino têm rapidamente ganhado em importância nos últimos anos. Por esta razão, o presente trabalho elabora uma comparação de categorias ... -
Norma e ensino do português no contexto moçambicano
(2015)Resumo: A partir de pressupostos sociolinguísticos, sobre questões que envolvem variação linguística com implicações diretas no ensino-aprendizagem da língua, o trabalho enquadra-se na linha de pesquisa sobre linguagem e ... -
Teorias semânticas e a semântica formal no Brasil
(2016)Resumo: O objetivo geral deste trabalho, contextualizado no campo da sociologia da semântica, é proceder a um estudo sobre o quadro atual de teorias semânticas desenvolvidas no país e a análise do lugar da semântica formal ... -
O Uso de português brasileiro nas aulas de ISL no contexto do CELIN - UFPR
(2018)Resumo: O vasto aporte teórico da área de Linguística aplicada e, mais especificamente, da área de Aquisição de Segunda Língua, possibilita encaminhamentos para os mais diversos temas de estudo. A escolha do tema para ...