Navegação 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática por assunto "Análise do discurso"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas
(2022)Resumo: Nessa pesquisa, se identifica o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como aquele resultante da intersecção entre o conhecimento específico da ciência que o professor detém e o conhecimento pedagógico alinhado ... -
Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
(2022)Resumo: A Educação Ambiental Crítica é caracterizada como um importante campo para a promoção de reflexões individuais e coletivas sobre os impactos socioambientais decorrentes do modelo de sociedade vigente. Nesse contexto, ... -
Discalculia e inclusão escolar : discursos que condicionam a normalização do sujeito
(2020)Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa "Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática", do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em ... -
Discurso, prática e interação : uma análise compreensiva das dinâmicas entre professores e alunos em aulas práticas e trabalho em grupo no ensino de ciências
(2022)Resumo: Esta pesquisa aborda o impacto das aulas práticas de laboratório e do trabalho em grupo no ensino de Ciências, explorando como essas metodologias de ensino enriquecem o processo educacional através da análise ... -
Discursos de professores de ciências sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : estrutura e funcionamento em análise
(2023)Resumo: Inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas na contemporaneidade após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes, fato que nos impele a problematizar como os professores ... -
O papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olhares
(2023)Resumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis ... -
Rede de saberes : possíveis diálogos da educação do campo com os saberes locais e os conhecimentos científicos no ensino de ciências nos anos iniciais
(2021)Resumo: Os lugares são espaços de encontros e de diálogos, nos quais emergem as diferentes identidades dos sujeitos, movimentando suas existências. São nos lugares em que a vida acontece, com suas particularidades e, ... -
Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
(2023)Resumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação ...