Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
Resumo
Resumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação Matemática e na sua inserção no currículo. Para tanto, temos como objetivo geral a compreensão de como se moldam os sentidos produzidos os a respeito da formação do pensamento crítico dos indivíduos no Referencial Curricular do Paraná (2018) sob a ótica da teoria crítica desenvolvida pela Escola de Frankfurt, no viés de Wiggershaus (2002), por Paulo Freire e pelas pesquisas em Educação Matemática que perpassam estas abrangências, movimentados pela seguinte questão diretriz: O Referencial Curricular do Paraná (2018) no Ensino Fundamental dos Anos Finais de Matemática se estrutura, possibilita e direciona para a formação do pensamento crítico dos indivíduos? Visando atingir o objetivo proposto, utilizamos como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso no viés de Orlandi (2012, 2017) para produzir sentidos a partir de discursos, sujeitos e ideologias englobados em cada etapa da pesquisa. De forma panorâmica, a presente dissertação se segmenta em quatro etapas centrais: inicialmente propomos um olhar para as teses e dissertações presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que estejam envolvidos pela Educação Matemática e pelas teorias críticas já mencionadas. Na segunda etapa adentramos diretamente as teorias críticas para compreender os sentidos predominantes. Na terceira etapa propomos um olhar para o Referencial Curricular do Paraná (RCP), buscando sobreposições de sentidos entre as teorias críticas e estas estruturas curriculares. A quarta etapa se debruça em uma janela histórica de documentos curriculares que antecederam o RCP. A pesquisa apontou para o esvaziamento conceitual da abordagem crítica no documento curricular, sucedida por um conjunto de desalinhamentos a respeito dos elementos que configuram uma perspectiva crítica coerente, considerando diversos aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Abstract: Considering the existing impasses between the conceptions of traditional teaching and the different pedagogical possibilities, this research is configured as an approach of critical theories in research in Mathematics Education and its insertion in the curriculum. To do so, our general objective is to understand the meanings produced regarding the formation of critical thinking of individuals in the Curricular Reference of Paraná (2018) from the perspective of the critical theory developed by the Frankfurt School, in the bias of Wiggershaus (2002), by Paulo Freire and for the research in Mathematics Education that pervade these scopes, moved by the following guiding question: Is the Curricular Reference of Paraná (2018) in Elementary School of the Final Years of Mathematics structured, enables and directs to the formation of critical thinking of individuals? To achieve the proposed objective, we used Discourse Analysis in Orlandi's (2012, 2017) bias as a theoretical and methodological framework to produce meanings from discourses, subjects, and ideologies encompassed in each research stage. In a panoramic way, this dissertation is segmented into four central stages: initially, we propose a look at the theses and dissertations present in the theses and dissertations catalog of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that are involved in Mathematics Education and the critical theories already mentioned. In the second stage, we directly entered the critical theories to understand the predominant meanings. In the third stage, we propose a look at the Paraná Curricular Framework (RCP), seeking overlapping meanings between critical theories and these curricular structures. The fourth stage focuses on a historical window of curriculum documents that preceded the RCP. The research points to the conceptual emptying of the critical approach in the curriculum document, followed by misalignments regarding the elements that configure a coherent critical perspective, considering several aspects that involve the teaching and learning process.
Collections
- Dissertações [229]