• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Discurso, prática e interação : uma análise compreensiva das dinâmicas entre professores e alunos em aulas práticas e trabalho em grupo no ensino de ciências

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - AGNES LEVANDOWSKI.pdf (5.803Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Levandowski, Agnes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa aborda o impacto das aulas práticas de laboratório e do trabalho em grupo no ensino de Ciências, explorando como essas metodologias de ensino enriquecem o processo educacional através da análise discursiva das percepções de uma professora e alunos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Ao investigar conteúdos fundamentais como óptica geométrica, acústica, extração de DNA e genética, este estudo revela que a integração de teoria e prática, aliada à dinâmica colaborativa, não só facilita uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos, mas também promove habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e comunicação. Os resultados destacam a importância de experiências práticas articuladas com conteúdo teórico para potencializar o engajamento e a retenção do conhecimento, ao mesmo tempo em que sublinham desafios como a participação desigual entre os alunos e a necessidade de uma orientação precisa para assegurar um aprendizado equitativo. A pesquisa aponta para a relevância de uma preparação teórica sólida antes das aulas práticas, indicando estratégias que promovam inclusão, equidade e uma avaliação que considere o trabalho coletivo, mas também a contribuição individual. As reflexões sobre o papel da professora, com sua abordagem reflexiva e adaptativa, enfatizam a necessidade de um compromisso contínuo com a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos docentes, visando criar ambientes de aprendizagem desafiadores, inclusivos e estimulantes. Conclui-se que o ensino de Ciências, enriquecido por estas abordagens, pode transformar significativamente a experiência educacional, preparando os alunos para utilizar conhecimentos científicos de forma crítica e responsável, contribuindo para uma sociedade mais informada e consciente. Este trabalho incentiva o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras que superem os desafios identificados, aspirando a um ensino de Ciências que seja não apenas informativo, mas transformador.
     
    Abstract: This research addresses the impact of laboratory practical classes and group work on Science education, exploring how these teaching methodologies enrich the educational process through discursive analysis of the perceptions of a teacher and students in 9th grade elementary school classes in Brazil. By investigating fundamental contents such as geometric optics, acoustics, DNA extraction, and genetics, this study reveals that the integration of theory and practice, combined with collaborative dynamics, not only facilitates a deeper understanding of scientific concepts but also promotes essential skills such as critical thinking, collaboration, and communication. The results highlight the importance of practical experiences articulated with theoretical content to enhance engagement and knowledge retention, while also emphasizing challenges such as uneven student participation and the need for precise guidance to ensure equitable learning. The research points to the relevance of a solid theoretical preparation before practical classes, indicating strategies that promote inclusion, equity, and an assessment that considers collective work, as well as individual contribution. Reflections on the role of the teacher, with their reflective and adaptive approach, emphasize the need for continuous commitment to pedagogical innovation and professional development of teachers, aiming to create challenging, inclusive, and stimulating learning environments. It is concluded that Science education, enriched by these approaches, can significantly transform the educational experience, preparing students to use scientific knowledge critically and responsibly, contributing to a more informed and conscious society. This work encourages the development of innovative pedagogical strategies that overcome identified challenges, aspiring to Science education that is not only informative but transformative.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88945
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV