Gestão do conhecimento : um estudo sobre o compartilhamento de informações entre docentes a partir da prática de memória organizacional
Date
2012Author
Picoli, Florindo Rhaoni
Metadata
Show full item recordSubject
Gestão do conhecimentoGerenciamento da informação
Tecnologia da informação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: Esta monografia discorre sobre a relevância do compartilhamento informacional para a criação e ampliação do conhecimento. Pontua que a tecnologia da informação pode atuar como elemento viabilizador da gerência desse processo. Relata que instituições educacionais têm buscado novos métodos que aprimorem a realização de suas atividades pedagógicas. Busca investigar como a prática de memória organizacional pode ser aliada a recursos tecnológicos para gerir conhecimento de docentes acerca de suas experiências profissionais e metodologias de ensino. Utiliza o aporte teórico e um estudo de caso como fonte de dados relevantes à investigação dessa temática, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Realiza entrevista e aplicação de questionário em um ambiente educacional para coletar dados destinados à contextualização e averiguação de como é realizada a troca de informações entre professores sobre as práticas docentes. Efetua a análise e interpretação dos dados coletados, à luz da literatura, para efetuar uma proposta de adoção da prática de memória organizacional, com base em recursos tecnológicos, que possa contribuir para o compartilhamento de conhecimento e melhoria do trabalho educacional.
Collections
- Gestão de negócios [532]