Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGraeml, Alexandre Reispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorPicoli, Florindo Rhaonipt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T19:50:31Z
dc.date.available2025-01-27T19:50:31Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39129
dc.descriptionOrientador : Alexandre Reis Graeml.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Gestão de Negócios.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta monografia discorre sobre a relevância do compartilhamento informacional para a criação e ampliação do conhecimento. Pontua que a tecnologia da informação pode atuar como elemento viabilizador da gerência desse processo. Relata que instituições educacionais têm buscado novos métodos que aprimorem a realização de suas atividades pedagógicas. Busca investigar como a prática de memória organizacional pode ser aliada a recursos tecnológicos para gerir conhecimento de docentes acerca de suas experiências profissionais e metodologias de ensino. Utiliza o aporte teórico e um estudo de caso como fonte de dados relevantes à investigação dessa temática, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Realiza entrevista e aplicação de questionário em um ambiente educacional para coletar dados destinados à contextualização e averiguação de como é realizada a troca de informações entre professores sobre as práticas docentes. Efetua a análise e interpretação dos dados coletados, à luz da literatura, para efetuar uma proposta de adoção da prática de memória organizacional, com base em recursos tecnológicos, que possa contribuir para o compartilhamento de conhecimento e melhoria do trabalho educacional.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleGestão do conhecimento : um estudo sobre o compartilhamento de informações entre docentes a partir da prática de memória organizacionalpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples