Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 63-82 of 106
-
O papel da psicologia para a administração
(2016)Resumo: O trabalho que aqui se apresenta busca responder à questão sobre como a Psicologia, enquanto campo de conhecimento, participa da fundamentação das práticas de controle social do trabalho sob a égide do sistema ... -
Um olhar pragmático da linguagem cotidiana sobre o ato de praticar estratégia a partir da noção de "jogos de linguagem"
(2013-11-12)Resumo: O estudo assume a premissa de que a linguagem é o substrato nuclear no qual a realidade se constitui, a partir das práticas sociais cotidianas. Ao praticar algo na e pela linguagem assume-se a possibilidade de ... -
As organizações como eventos : apreensão da dinâmica do movimento organizacional em sua dimensão temporal
(2018)Resumo: Estudos de processos são centrais no campo de estudos organizacionais. Entretanto, dentre as dificuldades identificadas para realização de pesquisas com foco em processos no contexto organizacional, questões ... -
Performatividade narrativa e ficção : a comunicação da Vale S.A. e da ONG Gabinete de Crise Pós-rompimento em Brumadinho
(2021)Resumo: Nesta tese o fenômeno específico de investigação é a comunicação da empresa brasileira de mineração Vale S.A. e da ONG Gabinete de Crise - Sociedade Civil pós-rompimento da barragem de rejeitos (B1) na Mina de ... -
Práticas organizacionais de ensino, pesquisa e assistência no Hospital de Clínicas da UFPR : uma análise estruturacionaista no período 1961-2008
(2009)Resumo: O presente trabalho consiste num estudo estruturacionista no Hospital de Clínicas da UFPR tendo como problema a verificação dos fatores que condicionam as práticas de ensino, pesquisa e assistência do referido ... -
Pride perception and differentiation : how negative emotions and type of product can impact on this relation
(2023)Resumo: O orgulho é uma emoção positiva que está relacionada às nossas conquistas, posses e, até mesmo, às nossas experiências. Hoje em dia, é possível perceber orgulho no conteúdo compartilhado pelos usuários das redes ... -
O processo de transferência de conhecimento interorganizacional para negócios de impacto : um estudo no contexto de uma aceleradora de impacto na Amazônia Brasileira
(2022)Resumo: Os negócios de impacto (NI) vêm ganhando destaque no âmbito acadêmico e gerencial por buscarem conciliar objetivos socioambientais junto à sustentabilidade financeira. Para o alcance desses objetivos, utilizam o ... -
O processo de transição sociotécnica para a ecoinovação a partir da relação multinível : o caso dos programas da Itaipu Brasil
(2014)Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar como os fatores da relação multinível atuam no processo de transição sociotécnica para a ecoinovação nos programas da ITAIPU Brasil. O interesse de pesquisa surgiu a partir da ... -
Proposta de um modelo de CBBE - Customer-Based Brand Equity
(2010)Resumo: O presente estudo tem por objetivo propor um modelo de CBBE – Customer Based Brand Equity, considerando o gap percebido na literatura consultada sobre a falta de consenso sobre um modelo robusto e parcimonioso. ... -
Quando as cortinas se abrem : lógicas institucionais e o desenvolvimento da prática do teatro no grupo Art&Vida
(2022)Resumo: Este estudo buscou compreender como uma organização cultural do Rio Grande do Sul desenvolve a prática do teatro a partir da enculturação dos elementos institucionais. Para tanto, utilizei um estudo de caso no ... -
Rede de relacionamentos interorganizacionais, recursos e internacionalização : um estudo na Cidade de Maringá (PR)
(2010)Resumo: Este estudo teve como objetivo principal descrever como as empresas exportadoras da cidade de Maringá (PR), por meio de redes de relacionamentos interorganizacionais, acessam os recursos que viabilizam a ... -
Redefining brand authenticity : multi dimensional hierarchical structure model from the item response theory
(2019)Resumo: A autenticidade da marca representa um desafio para acadêmicos e gerentes que precisam seguir a fluidez e a mudança dos mercados. À medida que marcas evoluem ao longo do tempo, é imperativo mantê-la contínua e ... -
A regulação do medo do estrategista da pequena e média empresa no processo estratégico
(2020)Resumo: Esta tese visa mostrar que o medo continua presente na vida do estrategista da PME após a consolidação do seu empreendimento, uma vez que ele é o responsável pela formulação, implementação e controle da estratégia. ... -
Relacionamentos de marketing com Stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade
(2014)Resumo:Diversas áreas de estudo utilizam o tema da sustentabilidade e da teoria dos stakeholders para as suas pesquisas, esta tese procura analisar o tema a partir da visão do marketing. O objetivo desta pesquisa é avaliar ... -
Relacionamentos interorganizacionais em extensões universitárias promotoras de tecnologia social
(2014)Resumo: O interesse pelo tema Relações Interorganizacionais (RIOs) tem sido foco de vários estudos na teoria organizacional em diversos países. No contexto brasileiro, este é um assunto relativamente novo. O aumento dos ... -
A relação das estratégias de inovação e práticas de sustentabilidade no arranjo produtivo local da indústria de confecções de Cianorte no Estado do Paraná
(2013-11-27)Resumo: São várias as áreas de conhecimento que discutem as transformações sociais atuais, a partir dos modelos tradicionais de desenvolvimento econômico em uma sociedade baseada no mercado. Uma série de mudanças contemporâneas ... -
A relação entre a diversidade de background e a percepção de riscos na internacionalização
(2020)Resumo: Crescer em um país com uma configuração particular de instituições formais e informais influencia a forma como os indivíduos, e neste caso os gestores, processam e interpretam as informações e atuam em oportunidades ... -
Relação entre atingimento de meta e autorregulação na decisão de compra de produtos de consumo
(2011)Resumo: Esta tese analisa o efeito do atingimento de uma meta sobre a autorregulação do consumidor nas suas avaliações das mensagens de anúncios, na sua propensão de compra e no valor pago pelo produto. Propõe-se ainda que ... -
Relação entre capacidades dinâmicas e instituições no jornalismo do Brasil
(2012)Resumo: Este trabalho discute a integração de conceitos da teoria institucional e da literatura das capacidades dinâmicas, que apresentam interfaces com potencial colaborativo. Alega-se que esta integração teórica pode ... -
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
(2015)Resumo: Esta tese aborda o tema capacidades de marketing, com foco nas capacidades interfuncionais de marketing e o desempenho organizacional. Seu objetivo é de analisar a relação entre as capacidades interfuncionais de ...