Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 35-54 of 106
-
Falso diamante ou vidro brilhante? : autenticidade como mediador do relacionamento entre congruência entre marca e self e intenção de compra
(2016)Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar se autenticidade medeia a relação entre congruência entre marca e imagem do self e intenção de compra, sendo tal mediação moderada pelo auto monitoramento. Com base na ... -
Fatores contextuais e a adoção de estratégias de ecoinovação em empresas industriais brasilieras do setor de celulose, papel e produtos de papel
(2012)Resumo: Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Teoria Econômica Evolucionista, que considera a capacidade de inovação das organizações em processo de concorrência não baseado no equilíbrio do mercado, e sim trata ... -
Fatores de competitividade municipal : proposta de modelo de análise por meio de variáveis de natureza econômica, social e tecnológica
(2018)Resumo: Essa tese propõe um modelo empírico para análise da competitividade dos municípios brasileiros. Para tanto, seis etapas de trabalho foram desenvolvidas: (i) realização de uma revisão bibliométrica do período de ... -
From memory keeping to memory managing
(2013)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise institucional da influência profissional dos arquivistas no trabalho de memória (memory work) desenvolvido pelos cinco maiores bancos canadenses. Memória organizacional ainda é ... -
Fronteiras dinâmicas organizacionais : estudo do movimento Caminho da Graça sob uma visão forte de processo
(2022)Resumo: O process turn (virada processual) representa em estudos organizacionais um aumento na compreensão do fenômeno organização como de natureza processual. Portanto, os processos não seriam etapas que ocorrem dentro ... -
Green bonds como fonte alternativa de financiamento para projetos ambientais : desvelando os impactos das emissões em indicadores de sustentabilidade
(2023)Resumo: Os Green Bonds (GBs) são títulos da dívida orientados a financiar projetos com viés ambiental. Apesar de nos últimos anos o interesse teórico e empírico por títulos desta natureza ter aumentado, a compreensão sobre ... -
How unethical brands motivate self-interested behavior of consumers
(2020)Resumo: Estudos existentes têm documentado que fortes relacionamentos entre consumidores e marcas podem proteger uma marca das consequências negativas do seu comportamento antiético. A pesquisa atual investiga outro resultado ... -
Ideologia e meritocracia nas organizações : uma análise de conteúdo dos manuais didáticos dos principais cursos de graduação em administração no Brasil
(2020)Resumo: A pesquisa aborda o conteúdo ideológico dos manuais didáticos mais utilizados no ensino de gestão de pessoas das principais universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica das conceituações ... -
A influência da cocriação de produto nas intensões comportamentais do consumidor e o papel da autoconexão com a marca
(2015)Resumo: Essa tese investigou os efeitos da cocriação de produto nas avaliações e intenções comportamentais de consumidores que não participaram da cocriação, verificando se o cocriador for percebido como similar, num ... -
A Influência de uma rede interorganizacional na inovação tecnológica de PME do setor de petróleo, sob uma abordagem hermenêutico-dialética
(2013)Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar como a Rede Petrogas de Sergipe influencia o desenvolvimento de inovações tecnológicas de pequenas e médias empresas cuja atividade-fim está relacionada ao setor de ... -
A influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca
(2014)Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca. Poder é uma variável importante para o entendimento das dinâmicas sociais, incluindo relacionamentos ... -
Influências de valores pessoais de gestores estratégicos no processo decisório organizacional
(2015)Resumo: O processo decisório vem sendo foco nos estudos de processo estratégico nos últimos 40 anos, onde grande parte desses estudos descrevem o processo como uma seqüência de passos ou fases (PAPADAKIS; BARWISE, 2002). ... -
Inovação e competitividade : estudo nas empresas de capital aberto no Brasil, baseado no modelo de Adams, Bessant e Phelps
(2017)Resumo: Esta tese visa estudar o efeito da inovação na competitividade das companhias abertas listadas na BM&F BOVESPA, com base no modelo teórico de Adams, Bessant e Phelps (2006). A literatura apresenta diversas métricas ... -
Inovação e desempenho : a relação entre empresas inovadoras e desempenho econômico-financeiro
(2015)Resumo: Atualmente as empresas não estão apenas interessadas na inovação por si só, o que elas querem é crescimento lucrativo —um equilíbrio eficaz entre o compromisso com os clientes e as empresas existentes e o investimento ... -
Inovação e sustentabilidade : ambidestralidade e desempenho sustentável na indústria eletroeletrônica.
(2011)Resumo: À constante busca pela eficiência operacional, baixo custo e alto padrão de qualidade dos produtos por parte das empresas têm se somado demandas ambientais e sociais. Desta forma, a competitividade das organizações ... -
Inovação Social : um estudo a partir das parcerias desenvolvidas ao longo do seu processo em empresas sociais brasileiras e britânicas
(2018)Resumo: A inovação social vem ganhando destaque nas discussões acadêmicas e gerenciais devido ao seu potencial de gerar impacto socioambiental positivo e auxiliar na resolução de problemas complexos da sociedade. Essas ... -
Inovações como fatores estratégicos de PMES high-tech localizadas em ecossistemas de inovação : uma análise cross-national a partir da abordagem das configurações
(2018)Resumo: Esta dissertação doutoral tem como objetivo geral investigar quais são e como se configuram os usos das inovações como fatores estratégicos de PMEs de alta intensidade tecnológica localizadas em ecossistemas de ... -
A inovatividade organizacional e o processo de estratégia de marketing
(2014)Resumo: O objetivo deste estudo é caracterizar a relação dos componentes do processo de estratégia de marketing com a capacidade de inovação em marketing e o desempenho organizacional. Fazem parte dos objetivos específicos ... -
Insitutional work na conformação do conhecimento difundido em redes interorganizacionais
(2013)Resumo: O presente estudo de tese, ao adotar uma perspectiva institucional de análise, parte da premissa de que as organizações estão imersas em campos organizacionais específicos e que ao atuarem em redes interorganizacionais, ... -
Intellectual dependency and Brazil's trade deficit in management knowledge : foreign influence in graduate business education at public universities in Brazil.
(2011)Resumo: O objetivo deste trabalho é entender como a influência estrangeira permeia os programas de pós-graduação em administração nas universidades públicas brasileiras. De natureza exploratória, utilizou a Constant ...