Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 32
Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
(2015)
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objeto de estudo analisar as relações entre inovatividade, capacidades especializadas de marketing e desempenho organizacional. São consideradas capacidades especializadas ...
Inovação e gestão de processos de negócios (BPM) : uma metodologia adaptada para pequenas empresas
(2015)
Resumo: Nos últimos anos, há estudos que evidenciam uma crescente demanda das organizações por métodos e ferramentas relacionados à gestão de processos. A gestão de processos de negócios ou business process management (BPM) ...
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
(2015)
Resumo: Capacidades de marketing e fontes de inovação têm sido consideradas elementos centrais para a conquista de desempenho superior nas organizações. A área pública não foge à discussão de desempenho, motivada principalmente ...
Ambientes institucional e técnico e esquemas interpretativos : o caso da Companhia Paranaense de Energia - COPEL
(1998)
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência das dimensões ambientais, tanto institucional quanto técnica, na construção dos esquemas interpretativos dos diretores da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) ...
Competências organizacionais diferenciadoras em núcleos de inovação tecnológica
(2010)
Resumo: Este censo entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) brasileiros complementa as competências mínimas dispostas a estes Núcleos na Lei de Inovação nº 10.973/2004. Sua consecução objetivou mapear as competências ...
A influência da capacidade de absorção nas distâncias na relação entre uma multinacional e sua subsidiária
(2011)
Resumo: A inovação torna-se cada vez mais importante para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Nesse sentido, é fundamental entender como ocorre o processo de desenvolvimento da capacidade de absorção. Com a ...
Cultura organizacional, dependencias de poder e adaptação ambiental : estudo comparativo de casos na UEM
(1998)
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da cultura organizacional e das dependências de poder no tipo de reação de unidades departamentais da Universidade Estadual de Maringá-UEM, no período de 1996 e ...
O efeito mediador da orientação para o mercado na relação entre a capacidade de network e o desempenho organizacional
(2017)
Resumo: As empresas que desenvolvem continuamente a criação de valor não podem mais confiar em sua própria pesquisa e conhecimento e buscam utilizar fontes externas para sustentar o crescimento. Ao mesmo tempo, as pequenas ...
Análise cultural e política da mudança organizacional nas secretarias municipais de Curitiba : estudo comparativo de casos
(1998)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a reação dos dirigentes nos diversos níveis hierárquicos em face das alterações realizadas nas dimensões da forma e da gestão organizacional das Secretarias Municipais selecionadas ...
Contribuições de gestão estratégica de pessoas na redução das barreiras internas de implementação da orientação para o mercado : um estudo multicasos nas concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu.
(2011)
Resumo: No constante ambiente competitivo, a OPM – Orientação para o Mercado – vem sendo utilizada de modo consciente por inúmeras empresas como estratégia para conquistar e reter clientes. Outro grupo de empresas utiliza ...