Browsing Dissertações by Subject "Dissertações"
Now showing items 1-20 of 21
-
O acompanhamento dos resultados das estratégias de marketing
(2013)Resumo: O objetivo deste trabalho foi entender como é feito o acompanhamento dos resultados do processo de implementação de estratégias de marketing em organizações com o propósito de conhecer se os objetivos são atingidos. ... -
Análise de capacidades relacionadas na gestão de alianças nacionais e internacionais em empresas do setor farmacêutico
(2013)Resumo: Esta pesquisa objetiva identificar as capacidades relacionais desenvolvidas por empresas brasileiras na gestão de suas alianças internacionais. Para tanto, busca: conhecer o processo de internacionalização de ... -
Análise sócio-histórica da prática de gestão
(2013)Resumo: Essa pesquisa tem o objetivo de compreender como se constitui a prática de gestão da Casa da Videira a partir da análise das mediações sócio-históricas e da racionalidade que guia dois sistemas de atividade ... -
Como uma marca reconhecida como inovadora modera a prontidão à adoção de tecnologia do consumidor curitibano de produtos tecnológicos
(2014)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a prontidão para a tecnologia pelos consumidores curitibanos, baseando-se nos estudos de Parasuraman (2000) e utilizando a Technology Readiness Index (TRI), escala ... -
O consumidor como terceiro
(2013-11-27)Resumo: Esta pesquisa trata da transgressão em relacionamento no contexto do consumo, cuja literatura aborda o relacionamento de forma diádica, considerando o transgressor - a empresa -, e a vítima -, o consumidor. Contudo, ... -
Criação e desenvolvimento de capacidades de marketing
(2014)Resumo: Este trabalho aborda o tema de capacidades de marketing. Esse tema foi investigado em uma cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo principal analisar como foi criada e desenvolvida a principal ... -
A Difusão de informação em rede social online
(2013)Resumo: O principal objetivo desta dissertação, apoiada na literatura de Difusão de Informações e das teorias de Análise de Estrutura de redes Sociais, foi de explorar a relação entre a difusão de uma informação na rede ... -
Efeito da exposição ao priming de marca esportiva na propensão ao risco em decisões subsequentes
(2014)Resumo: Esta dissertação pretende verificar os efeitos da exposição de imagens de marcas esportivas em ações subsequentes. A exposição de marca esportiva é fundamentada no que a literatura chama de priming de marca. ... -
Estratégia, governança e desempenho das empresas diante da crise global de 2008
(2014)Resumo:A crise econômica global de 2008 foi a mais grave desde os anos de 1930, levando a economia mundial a um desaquecimento dramático. A literatura recente sobre governança sugere que além das causas micro e macroeconômicas ... -
Experiência extraordinária e sua relação com a lealdade no consumo de pizza em Curitiba
(2014)Resumo: O presente estudo busca compreender como a experiência extraordinária de consumo pode contribuir para a lealdade do consumidor. Entende-se por experiência extraordinária um evento fora do comum, altamente prazeroso ... -
A formação de recursos competitivos no processo de internacionalização de empresas brasileiras no Uruguai
(2014)Resumo: Nos últimos anos devido à crise dos principais países emissores de Investimentos Diretos no Exterior, tem ocorrido uma redistribuição em nível mundial desses investimentos; ganhando espaço as econômicas emergentes ... -
Formulação e implementação da estratégia de marketing sob prespectiva da capacidade inovadora e do valor para o cliente
(2014)Resumo: Esta pesquisa aborda a formulação e implementação da estratégia de marketing sob a perspectiva da capacidade inovadora e do valor para o cliente. O propósito deste estudo é entender como a capacidade inovadora e o ... -
Modelos mentais de dirigentes de pequenas empresas asociados à internacionalização
(2014)Resumo: Este trabalho busca responder como os dirigentes de pequenas empresas estruturam cognitivamente as situações de internacionalização. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente entrevistas de exploração ... -
O papel moderador da severidade da transgressão na relação entre a distância social e avaliação do relacionamento
(2014)Resumo: Esta dissertação avalia o impacto moderador da severidade da transgressão e mediador da raiva na relação entre a distância social que existe entre o terceiro e a vítima (T-V) e a avaliação do relacionamento. A ... -
O processo de aprendizagem organizacional, cerimonialismo e competência organizacional de gestão da diversidade
(2013-10-07)Resumo: A aprendizagem organizacional é um tópico nos estudos organizacionais que ao longo do tempo tem ganhado relevância e a atenção dos acadêmicos ao tema. Entretanto, a pesquisa sobre a aprendizagem organizacional ... -
Processo decisório estratégico de gestores da área de recursos humanos sob perspectiva da prática reflexiva
(2013-11-27)Resumo: As decisões estratégicas figuram como elemento de estudo na área de estratégia. Essas decisões estão ligadas aos principais líderes de uma organização, portanto os gestores figuram como fonte potencial de criação ... -
A recursividade entre capacidade de absorção e aprendizagem organizacional por meio de mecanismos de integração social
(2014)Resumo: A capacidade de absorção é uma temática que começou a ser discutida no campo organizacional no início da década de noventa. Ao longo do tempo ela foi estudada em conjunto com diferentes frentes de investigação, ... -
O relacionamento entre markketing e recursos humanos na implementação de estratégias de marketing
(2014)Resumo: A carência de estudos para o relacionamento entre áreas funcionais de uma organização, em especial a área de marketing e outras funções, é uma realidade em âmbito nacional. A presente pesquisa, de foco exploratório, ... -
Relação entre o mind-set de implementação e indisponibilidade de produto no comportamento de compra de produtos não relacionados
(2013-06-20)Resumo: Observa-se na literatura do comportamento do consumidor estudos acerca do mind-set de implementação, seja em situações onde uma primeira compra desencadeia o mind-set de implementação e favorece compras sequenciais, ... -
Responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável : estudo do pacto global no Estado do Paraná
(2014)Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo descrever relações entre práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) orientada pelos princípios do Pacto Global e as dimensões econômica, social e ...