Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 442
-
O plano real e o posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial em face da implementação do ... -
Razões da notoriedade de marca : um estudo exploratório
(2000)Resumo: A lembrança notória de marca, representada pelo "top-of-mind", é o foco central deste estudo, que tem como objetivos principais identificar quais os fatores que estão relacionados com a notoriedade de marca e as ... -
Orientação para o mercado em instituições de ensino : proposta de um instrumento de medida aplicável as escolas de ensino fundamental e medio
(2000)Resumo: O objetivo central desta pesquisa é desenvolver um instrumento para medir a orientação para o mercado em instituições de ensino. Este estudo fundamenta-se numa revisão bibliográfica sobre a organização escolar, o ... -
As relações universidade-empresa no processo de capacitação tecnológica de empresas no Estado do Paraná
(2000)Resumo: Este estudo investigou a relação entre o apoio das universidades e a capacitação tecnológica das empresas paranaenses. As modalidades de apoio foram mensuradas quanto à frequência e intensidade de uso. A capacitação ... -
Territorialidade, competição e papeis gerenciais : um estudo de agencias bancarias de Curitiba
(2000)Resumo: A globalização esta provocando acirrada competição por espaços. As organizações são territórios de ocupação, onde os indivíduos lutam pela sobrevivência. A territorialidade pode explicar o comportamento da defesa ... -
Comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores de cinema em Curitiba
(2000)Resumo: O comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores em Curitiba é o assunto central deste trabalho. O referencial teórico aborda em primeiro lugar o cinema como um fenômeno da cultura de massa e ... -
Dinâmica do esporte e esperacularização do futebol na estratégia de clubes de futebol profissional : um estudo comparativo de casos
(2001)Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar como a dinâmica do esporte e a espetacularização do futebol influenciaram a estratégia desenvolvida por três clubes de futebol profissional de Curitiba, que são: Clube Atlético ... -
Reação à mudança organizacional decorrente da aquisição de empresas : estudo comparativo de casos
(2001)Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar se os valores e interesses compartilhados pelo grupo de dirigentes atuaram como fonte de aceitação ou de resistência às mudanças implementadas em face da aquisição da Empresa ... -
Decisões estratégicas causadas por mudanças ambientais : estudo em organizações bancárias brasileiras
(2001)Resumo: Este trabalho de dissertação tem como objetivo, explorar, identificar e verificar como as grandes mudanças no ambiente geral das organizações causaram impactos, nas organizações bancárias, na década de 90 e quais ... -
Marketing cultural : critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras
(2001)Resumo: O interesse pelo estudo do marketing cultural e o uso de suas ferramentas pelas empresas tem sido crescente em todo o mundo, apesar do número restrito de trabalhos brasileiros nessa área. Esta pesquisa propõe ... -
Mudança e subjetividade : um estudo de caso do processo de privatização da COPEL
(2002)Resumo: O mundo moderno vem passando por profundos processos de transformação nos últimos anos. Essa transformação, atribuída aos avanços tecnológicos e à globalização, tem como objetivo principal o acúmulo de riquezas e ... -
Gênero e práticas gerenciais : um estudo no setor bancário parananese
(2003)Resumo: Este trabalho estuda o contexto ambiental e organizacional a partir da interpretação dos gêneros e suas práticas gerenciais. Entende-se que em pleno processo de globalização, onde paradigmas vigentes passam por ... -
Universidades corporativas e controle social : as faces da habituaçao e da instrumentalizaçao do sujeito trabalhador em uma organizaçao multinacional da área de logística
(2003)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo revelar o não-dito do discurso das universidades corporativas, caracterizando-as como uma tecnologia de gestão a serviço da dominação nas organizações, pelo exercício de estratégias ... -
Comprometimento e uso do tempo pelo consumidor : o caso da etnia japonesa na regiao de Campo Mourao-Pr
(2003)Resumo: O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual o ciclo de vida, o gênero e a diferenciação genealógica poderiam estar associados ao comprometimento e uso do tempo de consumidores, pertencentes à ... -
A influência da legislação educacional de 1996 sobre o posicionamento estratégico de organizações de ensino médio de Cianorte - PR : estudo comparativo de casos
(2003)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que modo os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de duas organizações pública de Ensino Médio, em Cianorte, quais ... -
Estratégias, estrutura e resultados em cooperativas de trabalho da região metropolitana de Curitiba-Paraná : um estudo comparativo de casos
(2003)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os modelos e estratégias organizacionais adotados pelas cooperativas de trabalho, quais os atributos e resultados esperados, buscando maior compreensão dessas organizações ... -
Políticas ambientais e inovaçoes tecnológicas em empresas moveleiras no Paraná : estudo de casos
(2003)Resumo: O presente estudo foi realizado em três empresas moveleiras, localizadas nos municípios de Araruna e Arapongas, no Estado do Paraná e teve como objetivos identificar as políticas ambientais das empresas moveleiras; ... -
A inserção da logística reversa na estratégia empresarial das indústrias moveleiras : um estudo multicaso em indústrias de Arapongas no estado do Paraná e em Mirassol no estado de São Paulo
(2003)Resumo: Os estudos têm se concentrado nos processos logísticos desde sua origem até seu término no cliente final e muito pouco se têm preocupado com essas atividades quando operam no reverso, isto é, do ponto de consumo, ... -
Desempenho estratégico e estratégias competitivas : um estudo multi-caso em três cooperativas do setor agroindustrial avícola na região Oeste do Estado do Paraná e Santa Catarina
(2003)Resumo: Esta pesquisa procura verificar se as estratégias competitivas possuem alguma relação com o desempenho estratégico, em três cooperativas do setor agroindustrial avícola na região Oeste do Estado do Paraná e Santa ...