Comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores de cinema em Curitiba
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Data
2000Autor
Medeiros, Maria Luísa Freire de Morais
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Resumo: O comportamento de escolha das salas de exibição pelos espectadores em Curitiba é o assunto central deste trabalho. O referencial teórico aborda em primeiro lugar o cinema como um fenômeno da cultura de massa e inserido no contexto da indústria cultural, ou seja, como sendo uma atividade artística e industrial concomitantemente; em seguida, relata como o cinema desenvolveu-se ao longo dos anos, explica as inovações pelas quais tem passado e finalmente trata das salas de exibição - último estágio de uma cadeia que se inicia na realização dos filmes - enquanto uma modalidade de empreendimento comercial de serviços orientados aos seus espectadores. Em segundo lugar, o referencial aborda como se processa o comportamento de escolha por meio de cinco estágios, quais sejam: reconhecimento da necessidade, busca de informação, avaliação de alternativas, decisão de compra, sentimentos pós-compra. O trabalho foi executado em duas fases complementares. Na primeira fase, o objetivo foi levantar informações acerca de como os espectadores de cinema se comportam nos cinco estágios de escolha deste serviço de entretenimento e arte providenciado pelas salas de exibição. Essas informações foram obtidas por meio de doze entrevistas em profundidade realizadas com uma audiência de cinema bastante heterogênea. Com base na análise de conteúdo das entrevistas, pôde ser elaborada uma análise detalhada do comportamento de escolha do consumidor de cinema que permitiu a construção de um questionário fechado constituído de questões nominais e intervalares. Na segunda fase da pesquisa, portanto, o questionário foi aplicado a 120 espectadores. As variáveis nominais permitiram sobretudo levantar comportamentos típicos dessa modalidade de consumo e as intervalares mostraram importantes tendências sobre atitude e opiniões. Foi possível verificar que as variáveis demográficas sexo e idade são as que melhor descrevem diferenças significativas no comportamento de escolha dos espectadores. As possíveis relações entre as variáveis do comportamento de escolha e a classe socioeconômica não se confirmaram, de modo que as associações principais se dão a partir do sexo e da idade dos espectadores. Pôde ser constatada a existência de três dimensões relacionadas ao significado da ida ao cinema, quais sejam: lazer, cultural/informativa e social. Abstract: The main subject of this research is the behavior of filmgoers leading up to their choice of motion picture theaters. Two chapters are dedicated to the theoretical aspect of this research. The first chapter covers a wide range of subjects related to cinematography. Contents of this chapter include: mass culture, industry, and aspects of development through this century. Technical aspects of motion picture theaters are addressed including: architecture, projection and seating. The second chapter contemplates the selection process divided into five stages: need recognition, information search, attributes evaluation, buying decision, and post-purchase feelings. Following several developed dissertation steps, to be completed first was the collection of primary data about filmgoers' patterns of behavior according to the five stages previously mentioned. A content analysis of twelve deep interviews was conducted in order to synthesize the data into reliable information. This in turn was fundamental in planning the second data collection instrument: the questionnaire. The questionnaire was elaborated containing categorical and interval variables and then 120 structural interviews were conducted. The categorical variable permits quantification of typical patterns of consumption and decision making of filmgoers, while the interval variables were useful in understanding attitudes and opinions. It was possible to verify that among all demographic variables used, sex and age emerge as the best indicators. Sex and age appear to relate to significant statistic differences between the filmgoers' selection of theaters and other research questions. On the other hand, social economic class as an independent variable was not useful for the analysis since it was not possible to make clear connections between them. It might be seen that three dimensions become visible regarding the meaning of attending films: entertaining, cultural/informative and outgoing.
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