Navegação Educação do campo por título
Itens para a visualização no momento 580-599 of 600
-
O uso das redes sociais no processo ensino-aprendizagem na educação do campo
(2014)Este estudo sobre o uso das redes sociais no processo ensino – aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica, traz contribuições para a problemática: a sociedade passa por transformações no setor cultural, educacional, ... -
O uso de agrotoxicos nas plantações de morango e a qualidade de vida local
(2014)A Educação do Campo tem por finalidade transformar a vida do homem do campo em toda a sua complexidade, começando com atitudes corriqueiras que envolvem o contexto escolar, ultrapassando seus muros a fim de garantir a ... -
O uso de plantas medicinais na comunidade de Briolândia no município de Ortigueira - PR
(2011)As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade, no que refere à preocupação com tratamento preventivo ou curativo das doenças que ameaçam a qualidade de vida ou a própria vida das pessoas. No caso do presente ... -
O uso de tecnologias educacionais por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola do Campo de Marilu do município de Iretama/PR
(2014)Este artigo baseia-se na concepção de que o desenvolvimento das tecnologias se torna útil e necessário na vida do ser humano. E tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas realizadas com o uso das tecnologias que ... -
O uso do computador no processo ensino aprendizagem pelos professores do ProJovem Campo Saberes da Terra
(2011)A presente Pesquisa apresenta as possibilidades de uso da mídia computador pelos professores e professoras do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Pitanga, uma vez que ... -
A utilização de biodigestores em pequenas propriedades familiares
(2022-05-14)O biodigestor compõe-se, de uma câmara fechada na qual a biomassa é fermentada anaerobicamente. Como resultado desta fermentação ocorre à liberação de metano ou biogás, e a produção de biofertilizante. Podendo ser utilizados ... -
A utilização de metodologias da extensão rural como apoio á educação do campo no Município de Ariranha do Ivaí
(2011)A experiência está sendo realizada no Município de Ariranha do Ivaí e iniciou em outubro de 2010 com parceria entre agricultores, IAPAR, EMATER e Educandos do Projovem Campo. Foi instalada uma Unidade de Observação de ... -
A utilização de plantas medicinais no campo e na cidade de Goioerê
(2022-05-14)Resumo: O motivo principal do estudo do tema foi buscar esclarecer como a população tem utilizado as plantas medicinais e apurar de que forma fazem o uso, averiguar se é usada corretamente e descobrir com que freqüência a ... -
A utilização de praticas na contextualização do movimento parabólico
(2022-05-16)O ensino de Física como ciência da natureza deveria ser apresentada como uma ciência prática e ao alcance dos estudantes do ensino médio, entretanto não é totalmente vivenciada em muitos aspectos sejam por falta de recursos ... -
A valorização da cultura camponesa na escola através da fotografia e das HQS
(2014)Este trabalho foi realizado durante o início do ano letivo de 2014 e tem como objetivo principal divulgar os valores da cultura camponesa no ambiente escolar e mostrar a importância da mesma para a sociedade. Portanto, ... -
Valorização da cultura do campo : Horta Escolar
(2014)O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da valorização dos aspectos culturais dos educandos inseridos no campo, estabelecendo vínculos entre suas experiências cotidianas e as atividades curriculares por meio ... -
A valorização da educação básica nas séries iniciais na educação no campo
(2011)Resumo : O presente artigo enfoca sobre a valorização da educação das séries iniciais, usando como dados reais as Escola Rural Municipal Munhoz da Rocha localizada no Assentamento Chapadão no Municipio de Laranjal Paraná. ... -
Valorização de experiências na comunidade do Rio Pequeno em Antonina-PR
(2011)A pesquisa a seguir mostra a importância de valorizar experiências como, como ação de construção de uma nova obra ou produto, a confrontação e a negociação de representações entre os fatores de uma rede de conhecimento. ... -
Valorização do trabalho no campo na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no aspecto da agricultura familiar
(2022-09-16)Resumo: Conhecendo a realidade de uma profissional que atende jovens e adultos no Ensino Fundamental na localidade de difícil acesso (colônia), a mesma percebendo as dificuldades de seus alunos e preocupada em formar ... -
Variação linguística na sala de aula : uma proposta de sequência didática
(2014)Este trabalho fala sobre a criação de uma sequência didática nas escolas do campo sobre o tema da variação linguística, analisando a relação entre as variedades da língua contrapostas com a língua padrão. Nesse sentido, ... -
Vida e experiências em tempo e espaço na educação escolar indígena
(2019)Trata-se de artigo em que o autor/narrador apresenta na forma de ensaio biográfico desde as perspectivas de tempo e espaço vivenciados na comunidade Guarani M'bya Araçaí, localizada em Piraquara (Paraná, Brasil), suas ... -
Vida no campo : história e socialização dos alunos das áreas rurais próximas ao Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto de Foz do Iguaçu
(2011)Resumo: Este estudo apresenta o relato de uma experiência realizada com alunos do Ensino Médio do Colégio Dr. Arnaldo Busatto de Foz do Iguaçu, que foi desenvolvido durante o ano de 2010. Trata-se de um estudo que envolve ... -
Vivências e memórias : um meio de valorizar a história e cultura local
(2014)Este artigo relata a continuidade de um projeto realizado entre os anos de 2013/2014, com educandos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Fritz Kliewer, localizado na Colônia Witmarsum, Município de Palmeira. ...