Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Língua inglesa - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 90
-
A Abordagem comunicativa e o letramento crítico : possibilidades de diálogo em instituto de idiomas
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Letramento Crítico pode contribuir para o ensino de língua inglesa dentro de um instituto de idiomas, utilizando como base para as discussões o próprio ... -
Adaptação do Jogo de RPG comercial Dungeons and Dragons 4th edition para o ensino de inglês
(2011)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo fundamentar teoricamente uma adaptação do jogo comercial de RPG Dungeons & Dragons 4th Edition para a sua utilização no ensino de língua inglesa dentro de uma sala de aula. Para ... -
Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira
(2011)Resumo: A presente dissertação é fruto de uma investigação realizada em uma escola pública do litoral do Paraná com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a relação construída por estudantes da Educação de Jovens e ... -
Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
(2012)Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade. Foram escolhidos três livros (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open ... -
Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
(2004)Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de estratégias de comunicação para aquisição de língua estrangeira por parte de alunos do curso de Língua Inglesa, de nível pré-intermediário. As estratégias utilizadas ... -
Aspectos referentes ao desenvolvimento da oralidade em língua inglesa do professor em formação e em serviço
(2015)Resumo: O presente trabalho visou investigar os aspectos referentes à oralidade em língua inglesa dentro da realidade de um grupo de alunos-professores em situação de formação e também em serviço de uma universidade estadual ... -
Autoria, autonomia e algumas intervenções : uma análise intercultural do livro didático Keep in mind a partir das concepções bakhtinianas da linguagem.
(2011)Resumo: Este trabalho apresenta uma analise intercultural do livro didatico de lingua inglesa, \Keep in mind., aprovado pelo PNLD . 2011. Esta analise esta centrada especificamente em um objetivo: Identificar no livro ... -
Avaliação oral em lingua inglesa no curso de letras : análise e descrição.
(2011)Resumo: Muitos estudantes, que já possuem algum conhecimento de inglês, são submetidos a uma avaliação (teste de adiantamento) ao iniciar o curso de Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na teoria, os resultados ... -
Cartografias de letramentos na língua inglesa na educação profissional e tecnológica
(2021)Resumo: A tese fala sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa na formação profissional e tecnológica na educação curricular. O estudo se fez em ontoepistemologias pós-modernas/pós-estruturalistas e decoloniais. Essas ... -
Classroom procedures for false cognates
(1980)Resumo : Este é um experimento piloto realizado com o objetivo de encontrar um método adequado para o ensino de falsos cognatos a alunos brasileiros de língua inglesa. Testes de eliciação foram conduzidos usando-se um grupo ... -
Cognitive development and its implication to the teaching of English as a foreign language
(1988)Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar desenvolvimento cognitivo e sua implicação no ensino de Inglês como uma língua estrangeira, isto é, verificar se os Cursos de Letras no Brasil fornecem o grau de proficiência ... -
Comparison of come/go with ir/vir
(1984)Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as diferenças e semelhanças entre come/go em inglês e ir/vir em português, com base numa amostra limitada de seus usos enquanto verbos direcionais. Uma bordagem parcialmente ... -
A Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias corteses
(2010)Resumo: No presente trabalho, pretendemos investigar as estratégias corteses utilizadas por falantes nativos e por aprendizes de língua inglesa na tessitura de uma "carta ao editor". Esse estudo é baseado na análise do ... -
A conscientização crítica freireana em um minicurso de língua inglesa do ensino fundamental II da EJA de Recife : contribuições para o combate à violência contra a mulher
(2023)Resumo: A pesquisa intitulada "A conscientização crítica freireana em uma turma de língua inglesa do ensino fundamental II da EJA de Recife: contribuições para o combate à violência contra a mulher", de autoria de Bruno ... -
Crenças de acadêmicos de letras sobre a pronúncia de língua inglesa a partir da metáfora conceitual : lentes que revelam um paradoxo
(2020)Resumo: Conhecer as crenças das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa permite entender um pouco do comportamento dessas pessoas, suas estratégias, seus relacionamentos, seus conflitos e ... -
Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
(2020)Resumo: Estudos em crenças envolvendo docentes têm demonstrando que existe uma complexa relação entre crenças e práticas devido ao professor nem sempre conseguir colocar em prática aquilo que acredita. Tendo em vista tal ... -
Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
(2019)Resumo: Ao longo das últimas décadas o construto do falante nativo tem sido debatido a partir de diferentes perspectivas dentro do campo da Linguística Aplicada. No entanto, apesar da atenção que tem recebido por parte de ...